domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ENTREVISTA COM CACA LEÃO – SECRETÁRIO DE GOVERNO DA PREFEITURA

Redação - 30/01/2023 06:00

Bahia Econômica – Quais seriam os principais desafios que você teria na frente da secretaria de governo da prefeitura?

Cacá Leão – Primeiro, quero ressaltar que estou muito honrado com o convite do prefeito Bruno Reis para a Secretaria de Governo. Chego para ajudar na gestão, serei um soldado, vou contribuir com o trabalho em prol da cidade. Vou inaugurar, ao assumir a pasta em 1º de fevereiro, uma fase muito importante na minha vida, uma nova missão que cumprirei com todo afinco. O prefeito, a vice-prefeita Ana Paula Matos e o povo de Salvador vão poder contar comigo.

Um dos desafios será conduzir bem essa relação, essa interface entre a gestão e a política, o diálogo com os vereadores, para que o trabalho em prol do povo seja o principal foco do nosso trabalho. Aproveito para agradecer a receptividade que os vereadores tiveram ao meu nome, à escolha que o prefeito fez. Isto foi uma das coisas que pesou muito nessa decisão, que me fez aceitar essa missão. É um novo formato na minha vida também, pois eu sempre estive do outro lado, como legislador, cobrando o governo, agora estarei na gestão, fazendo essa articulação com a política. Mas estou animado, pois sou um cara que tudo que pego para fazer faço da melhor forma possível.

Bahia Econômica – A sua chegada a frente da secretaria formaliza a chegada do PP a base do ex-prefeito ACM Neto na Bahia?

Cacá Leão – O PP aderiu à base do ex-prefeito ACM Neto desde o início do ano passado, quando apoiou sua candidatura ao governo da Bahia, tendo inclusive minha candidatura ao Senado. O partido, hoje, está onde as urnas colocaram, que é na oposição. É o encaminhamento que vou tomar e é a posição que internamente eu defendo. O Progressistas tem colocado a sua posição de independência ao Governo Federal e, aqui na Bahia, ao Governo Estadual. O Progressistas não é um partido de fazer oposição raivosa, não fica aí brigando e nem xingando ninguém. O partido vai fazer uma oposição propositiva, não vai ser um partido que vai ficar votando contra tudo ou qualquer coisa, vai avaliar bem as matérias que forem importantes para o país, importantes para o nosso estado.

Bahia econômica – Existe a possibilidade do PP trocar de comando no estado nas próximas eleições internas do partido?

Cacá Leão – No nosso partido, tudo que a gente faz é construído. Eu sempre defendi que estava na hora de dar uma oxigenada no partido. Leão, apesar de ser muito ativo, ser muito forte, viver e gostar disso, tem 76 anos de idade, vai fazer 77 esse ano, e precisa elencar suas prioridades. Então, o partido está dialogando. Em abril vence o mandato de Leão na presidência do Progressistas Bahia e o partido está discutindo para se escolher um novo presidente. Muitas vezes é mais difícil construir um consenso do que disputar uma eleição. Mas estamos ouvindo os deputados estaduais, federais, os nossos prefeitos e todas as pessoas que fazem o partido. Estamos falando de um dos maiores partidos políticos da Bahia.

Bahia econômica – Como você avalia as manifestações internas do partido na ALBA de sinalização para aliança com o governo do estado?

Cacá Leão – Respeitamos todas as posições dos integrantes do nosso partido. Se a maioria do partido, em determinado momento, entender que existe a possibilidade de construir um caminho de volta, a gente vai ser obrigado a respeitar. Não necessariamente concordar. Eu tenho exposto que não concordo, que não gostaria que fosse feito, mas é uma decisão que ainda está muito embrionária, que está no campo do diálogo, dos sentimentos de cada um, não há uma decisão coletiva. Então, precisamos resolver essas etapas, chegar na solução destas questões e tudo isso vai ser construído na base de muito diálogo, porque é assim que a gente sempre faz.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.