quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1362

COLUNA POLÍTICA: QUEM SERÁ O VICE NA CHAPA DE BRUNO REIS?

Redação - 02/03/2020 07:19 - Atualizado 02/03/2020

Muito água ainda vai rolar debaixo da ponte até a escolha do candidato a vice na chapa de Bruno Reis. O Prefeito ACM Neto não tem pressa, afinal seu candidato é franco favorito nas eleições para a Prefeitura e Salvador e a escolha do vice é um passo a ser dado mais adiante quando o arco de alianças estiver definido. Neste momento, dois nomes despontam como prováveis ocupantes da vaga: Geraldo Jr., Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, e Léo Prates, Secretário Municipal de Saúde.

Embora de forma cortês e cada um elogiando o outro, os dois estão em disputa acirrada pelo cargo. Isso porque a hipótese de Prates sair candidato a prefeito, embora não totalmente descartada, parece cada vez mais distante, já que ACM Neto compôs uma amplo arco de apoios e vem afirmando que só terá um candidato. Sendo assim, sobra apenas uma vaga e tanto Geraldo Jr. quanto Léo Prates estão bem posicionados na disputa, mas cada um tem mais ou menos chances a depender de uma série de fatores.

Ambos são fortemente ligados a ACM Neto, mas não há como negar que Prates é um quadro “puro sangue”, mais próximo ao prefeito, com quem mantém fortes ligações há anos e de quem se proclama liderado. Geraldo Jr. também é amigo e muito próximo a Neto, mas se os critérios forem apenas proximidade e confiança provavelmente o escolhido será Léo Prates. Ocorre que Bruno Reis, já ungido como candidato do DEM, embora publicamente procure demonstrar indiferença em relação aos dois nomes, não esconde, segundo fontes próximas, que lhe agradaria muito mais ter Geraldo Jr. como vice. Mas essas supostas preferências são muito voláteis e a como a decisão será do Prefeito ACM Neto o que neste momento conta é a aliança nacional entre o DEM e o PDT, partido ao qual se filiou Léo Prates e que já faz dobradinha com o DEM em várias cidade.

Neste momento, portanto, o fiel da balança pende para Léo Prates, mas o Presidente da Câmara ainda tem fichas no seu cacife e uma delas é o partido ao qual vai se filiar. A hipóteses de se filiar ao PDT, o que colocaria a disputa no âmbito desse partido, sofre uma forte oposição do presidente da legenda na Bahia, Félix Mendonça Jr., que afirmou que seu partido não é barriga de aluguel. Mendonça –que não sabe bem para onde vai, afinal, seu partido na Bahia continua a apoiar o governo Rui Costa, mesmo com aliança DEM/PDT a todo vapor – faz o jogo de Léo Prates, mas esse é o tipo de decisão que passa por escalões mais altos na hierarquia do partido. Aliás, o jogo duplo do PDT fatalmente levará o governador Rui Costa  a antecipar uma possível reforma do secretariado. Veja aqui.

No frigir dos ovos, descartada a hipótese de ir para o PDT, Geraldo Jr. teria de optar por um partido que tivesse o que agregar ao arco de apoio construído por Neto. Assim, por enquanto a disputa pela vice parece no colo de Léo Prates, mas ainda vai ter muita reza nesse terreiro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.