sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

POR QUE LULA VIAJA TANTO AO EXTERIOR?

Redação - 18/09/2023 01:17 - Atualizado 18/09/2023

Por que o presidente Lula viaja tanto? Essa é uma pergunta que vem sendo feita por muitos brasileiros e são muitas as explicações.

A primeira seria a necessidade  de se contrapor a Jair Bolsonaro, um presidente que nunca deu importância ao papel que o Brasil pode e deve cumprir na política internacional. Essa visão advoga que Lula estaria apenas repondo o Brasil na agenda internacional. Outra explicação seria o próprio interesse do presidente nas questões internacionais e a facilidade com que transita nesse mundo diplomático. E  alguns afirmam que o objetivo de Lula seria aumentar a visibilidade do Brasil e do seu governo no cenário internacional e assim defender os interesses brasileiros.

Todas as explicações são válidas e, não vamos esquecer que Lula já havia feito isso nos seus governos anteriores, colocando o Brasil como um ator global e não apenas uma potência média ou regional. Assim, o presidente se diferencia da maioria dos ocupantes que passaram pelo Palácio do Planalto e que consideravam que sua popularidade tinha  a ver  apenas com questões internas. Lula não pensa assim e trabalha uma nova forma de fazer política, destacando, como fazem as potência globais, o papel internacional do Brasil. O destaque externo traria popularidade interna.

É um caminho interessante, embora sejam tantos os problemas brasileiros que se pode pensar que uma agenda internacional não deveria tomar tanto tempo do presidente.

Mas há quem diga que, além do interresse em potencializar o papel do Brasil nos fóruns internacionais, Lula teria como objetivo se posicionar no mundo da política como um grande líder internacional. Essa explicação coaduna mais com as declarações de Lula no exterior, com posições que não seguem as linhas consensuais do mundo ocidental e o colocam como um líder de posições próprias, capaz de desafiar as potências estrangeiras.

Poder ser que o Presidente Lula esteja correto, mas a maioria dos analistas acredita que o tema sobre o qual ele deveria fundar sua posição internacional seria o do meio-ambiente, passaporte garantido para uma liderança internacional de peso e quem sabe até para o Prêmio Nobel. Lula, ao que parece, quer mais, quer ser um líder ativo, influente e com posições próprias em todos os assuntos. (EP – 18/09/2023)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.