sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

ADARY OLIVEIRA: A RESTAURAÇÃO DO MONUMENTO RIACHUELO

Redação - 26/11/2018 10:08 - Atualizado 26/11/2018

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão municipal vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), está de parabéns pela restauração do belíssimo Monumento Riachuelo erguido em 1874 pela Associação Comercial da Bahia (ACB), em homenagem aos heróis da Batalha Naval de Riachuelo, a mais importante das batalhas da Guerra do Paraguai.

O monumento foi erguido no centro da Praça Riachuelo, no Bairro do Comércio, e sua construção teve início com a colocação da pedra fundamental em 27 de março de 1872 pelo Imperador Dom Pedro II. A estatuária tem 23 metros de altura e na sua parte superior ostenta a estátua do Anjo da Vitória. Tem estilo neoclássico e projeto do artista baiano João Francisco Lopes Rodrigues, um professor da Academia de Belas Artes da Bahia. Foi construído na França em mármore, bronze e ferro fundido e é a mais bela escultura exposta nas praças de Salvador. Há um grande medalhão de bronze colocado em cada uma das faces leste e oeste do seu pedestal onde estão esculpidas as armas do Império.

Na coluna central do monumento estão gravados os nomes dos combates e batalhas da Guerra do Paraguai: Riachuelo, Yatahy, Uruguaiana, Paraná, Tuyty, Estero Bellaco, Curuzú, Corumbá, Pilar, Tagy, Treyu Cué, Timbó, Assuncion, Linias de Rojas, Chaco, Humaytá, Tebecuary, Angustura, Lomas Valentinas, Ytororó, Pikysyry, Villeta, Ascura, Perebebury, Caraguatay, e Aquidaban. Nas quatro faces do pedestal em mármore foram gravadas em baixo relevo alusões a D. Pedro II, Arcebispo da Bahia João Antonio de Araújo Freitas, voluntários do Exercito e da Armada, Junta Diretora da ACB e as Armas da Província. O restauro do Monumento Riachuelo é parte do projeto de reconstrução dos monumentos da cidade, à exemplo do memorial ao ex-governador J. J. Seabra localizado na recém requalificada Praça da Inglaterra, também no Comércio. A restauração dos monumentos contribui para a preservação da memória do estado e torna Salvador mais bela, com aspecto de cidade bem cuidada.

A Praça Riachuelo, onde localiza-se o Palácio da ACB, fica situada no prolongamento da Rua Miguel Calmon, que está sendo requalificada pela Prefeitura Municipal de Salvador para se tornar a rua modelo da cidade. Terá nova pista de rolamento, ciclovia, largos passeios para pedestres e árvores frondosas, tudo realizado de acordo com o Plano de Revitalização do Comércio. Está sendo considerada, entre outras providências, a transferência de 80% da administração municipal para o novo bairro. A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) está elaborando detalhado plano diretor com espaços definidos para instalação de repartições públicas, estabelecimentos comerciais, universidades, habitações para servidores municipais, comerciários e estudantes, além das áreas culturais e de entretenimento, e tudo o mais necessário para tornar o Comércio um bairro apropriado para se trabalhar, estudar e morar, enfim, para se viver condignamente.

Por sugestão da Associação dos Comerciantes do Comércio a FMLF realiza estudos para projetar um túnel de 800m para pedestres, ligando a estação do metrô do Campo da Pólvora ao Comércio, um desejo dos lojistas. A mobilização do bairro, interligado com toda a Cidade Baixa, Itapagipe e Subúrbio Ferroviário dotará o local de novas condições e a ampliação do terminal de contêineres do Porto da Salvador, atualmente o maior projeto que se realiza na cidade, aumentará a oferta de empregos no local, acrescentando ao conjunto de providências, esperanças de fortalecimento da economia da cidade.

Quando no próximo dia 11 de junho de 2019 os empresários da ACB e os militares da Marinha do Brasil exaltarem na praça a passagem dos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo, estarão colocando floral num monumento renovado, repetindo pela 145ª vez ritual de recordação para esse importante feito heroico.

Adary Oliveira é presidente da Associação Comercial da Bahia – [email protected]

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.