A eleição para a Prefeitura de Feira de Santana será uma das mais disputadas da história da cidade. Após 17 anos de domínio do DEM, sendo 4 vezes governada pelo ex-prefeito José Ronaldo, que saiu para candidatar-se a governador deixando em seu lugar Colbert Martins do MDB, Feira de Santana será palco de uma disputa com muitos candidatos. O levantamento realizado pelo Instituto Paraná de Pesquisas sobre a corrida eleitoral , divulgado na semana passada, mostra o quadro atual e onde cada pré-candidato esta posicionado.
Em primeiro lugar na pesquisa aparece o deputado Zé Neto (PT), com 26,5% das intenções de voto, seguido de três candidatos tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de 4%. São eles: o atual prefeito Colbert Martins do MDB, com 14,1%; Targino Machado do DEM, com 10,6%; e a Professora Dayane Pimentel do PSL, com 10,4%. A posição de liderança do deputado Zé Neto é confortável, com quase o dobro de intenções de votos do segundo colocado, o que acenaria com a possibilidade do PT governar pela primeira vez a segunda maior cidade do Estado. No entanto, pode-se creditar parte expressiva desse desempenho ao recall da eleição passada, quando o deputado petista polarizou a disputa com o candidato do DEM, Zé Ronaldo. Aliás, Zé Neto por várias vezes já disputou o executivo municipal e é um nome conhecido da população, mas tem rejeição de 45,1%. Por outro lado, esperava-se mais em relação ao desempenho do atual prefeito Colbert Martins que, detendo a máquina pública, sequer polariza com o primeiro colocado e, além disso, registra uma rejeição de 51,4%.
Embora ainda seja cedo para maiores inferências, quem melhor pontua na pesquisa são o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Targino Machado do DEM, e a deputada federal Dayane Pimentel do PSL. São dois nomes novos no que se refere a candidatura majoritária, e por isso mesmo vão dar o tom da disputa, sendo que Targino é aliado do Prefeito ACM Neto e a Professora Dayane seria a representante do Presidente Bolsonaro na região. Dayane pode crescer de forma significativa já que 25,3% dos pesquisados disseram que não a conhecem, o que amplia suas chances de crescimento.
Vale lembrar que Dayane, cujo marido ocupa uma secretaria na Prefeitura de Salvador, coloca-se como aliada do Prefeito ACM Neto. Nesse contexto, há vários nós a serem desamarrados. Especula-se, por exemplo, que Zé Ronaldo e Colbert andariam estremecidos com Targino e, embora todos orbitem em torno de ACM Neto, o prefeito terá de se desdobrar para buscar o consenso em uma disputa com tantos candidatos aliados. O PT, por outro lado, parece carente de nomes novos e deve mais uma vez apostar no deputado Zé Neto. De todo modo, o quadro é esse e, vale notar, também pontuaram na pesquisa Carlos Geilson (sem partido), com 7,8%; Jhonatas Monteiro (PSOL), com 5,5%; e Ângelo Almeida (PSB), com 2,8%. Mas a disputa vai embolar mesmo quando o governador Rui Costa e o Prefeito ACM Neto declararem qual candidato vão apoiar.
Veja Também: Quem tem cacife para disputar a Prefeitura de Salvador