sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

CORONAVÍRUS: RUI COSTA E ACM NETO ESTÃO NO CAMINHO CERTO, MAS PRECISAM DAR INÍCIO A TESTAGEM MASSIVA DA POPULAÇÃO

Redação - 30/03/2020 08:34 - Atualizado 30/03/2020

O governador Rui Costa e o prefeito da capital, ACM Neto, estão tomando todas as medidas recomendadas para enfrentar o coronavírus e proteger a população, mas é preciso fazer mais e tornar a Bahia um exemplo no combate a doença.  Para isso, governo e prefeitura tem dar início a testagem em massa de pacientes suspeitos de Covid-19. Essa é a única forma de conter o vírus com efetividade e Salvador deve seguir o exemplo de Nitéroi que, nesta segunda-feira, dará início a uma testagem massiva e uma logística de quarentena.

Embora o isolamento total seja fundamental para preservar o sistema de saúde e de ser mantido pelo próximo dois meses, ele não resolve o problema do coronavírus, pois as pessoas que estão em casa sem a infecção, não estão imunes e vão pegar o vírus quando acabar o isolamento. Passado o tempo do isolamento, que ninguém sabe qual será, haverá o achatamento da curva, mas as pessoas continuarão pegando o vírus e quando o aeroporto for reaberto, entrarão pessoas portadoras da doenca e que poderão continuar a sua disseminação, como, aliás, está acontecendo na China.

A única saída é a testagem em massa que, após o isolamento total, permitirá o confinamento apenas dos portadores de vírus e essa testagem terá de ser feita recorrentemente tanto nos moradores de Salvador, quanto em qualquer pessoa que entre no estado. Segundo o prêmio Nobel de Economia, Paul Romer, o isolamento total sem testagem massiva e por tempo indeterminado vai “matar a economia”. Veja aqui. Frente a isso,  e na falta de uma discussão nacional e de uma liderança federal, já que o Presidente da República praticamente deixou de sê-lo, é urgente que as autoridades que demonstram responsabilidade e preocupação com a população, como o governador Rui Costa e o prefeito ACM neto, passem a agir diretamente.

O prefeito de Nitéroi assumiu essa postura e em vez de testar apenas pacientes graves e profissionais da saúde, a cidade vai testar pessoas com sintomas leves em comunidades carentes e fazer o isolamento dessas pessoas. Essa é uma ação que deveria ser feita pelo governo federal, mas, na falta dessa ação, as prefeituras e os estados estão se mobilizando. Em Nitéroi foram comprados 40 mil testes nos Estados Unidos e o valor é relativamente baixo dado que os resultados que permitiriam encerrar o isolamento total em muito menos tempo.

A estratégia, que é semelhante à adotada na Coreia do Sul, onde  a taxa de letalidade está em 1%,  em Cingapura, na Alemanha e em outros estados, tem sido a mais adequada e uma ação coordenada do Estado e da Prefeitura podem fazer de  Salvador um exmplo  no controle da pandemia.(EP- 30/03/2020)

Veja também: O tempo, o isolamento e a economia

 Prêmio Nobel afirma: ” O isolamento total vai matar a economia”

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.