O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Conceição do Coité, Tom Araújo (UB), teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo
Após longo processo eleitoral, com muitas disputas políticas e sabatina com os deputados estaduais na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a ex-primeira dama Aline Peixoto foi eleita, nesta quarta (08), como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
A votação que decidiu o novo nome foi secreta, no plenário da Alba. Aline Peixoto é esposa do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT).
Ela foi eleita em primeira rodada por 40 votos e venceu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Conceição do Coité, Tom Araújo (UB), que teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo. A assembléia baiana tem 63 deputados estaduais e para ser eleito era necessário 32 votos.
A ex-primeira dama vai ocupar o cargo que estava vago desde o ano passado, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou. Aline Peixoto será a primeira mulher conselheira do Tribunal de Constas dos Municípios do Estado da Bahia. O cargo vitalício dá direito a:
Com a eleição da ex-primeira-dama baiana, Rui Costa é o quarto ministro do governo Lula (PT), a ter sua esposa como conselheira de um tribunal de contas, instituições que têm como função fiscalizar se o dinheiro público está sendo bem empregado.
Foto: Secom/GOV-BA