domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

OLÍVIA: ‘A SITUAÇÃO É LAMENTÁVEL, MAS A REPERCUSSÃO É  PEDAGÓGICA’

Redação - 12/02/2019 10:59 - Atualizado 20/09/2021

Por: Kamila Silva

A deputada estadual, Olívia Santana, primeira mulher negra a ocupar o cargo no estado da Bahia, se posiciona através do seu perfil no Instagram sobre a festa da diretora da Vogue Brasil, Donata Meirelles, que ocorreu no último fim de semana em Salvador. “A escravidão se transformou em um fetiche para nossas elites. Em vez de se libertar deste imaginário de senzalas e mucamas, ainda há quem recrie tais estereótipos como ornamentação de festas.  Tal prática é recorrente, porque o grau de consciência de uma larga parcela da nossa sociedade ainda está no século 19”, diz a parlamentar (PCdoB).

Olívia, que já foi vereadora de Salvador por dez anos, é também militante do movimento negro e assume tal postura em seus posicionamentos políticos. Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a deputada foi titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além de ter dirigido a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).

“Numa festa onde quase todos os convidados são brancos e ricos, mulheres negras, com “trajes típicos”, contratadas como enfeites para compor um cenário folclorizado, que remonta de forma romantizada a relação senhoras e mucamas,  não deveria ser constrangedor apenas para nós negros, mas para todas as pessoas de bom senso. A situação é lamentável,  mas a repercussão é  pedagógica”, encerra.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.