O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta sexta-feira (13) que a autoridade monetária não quer regular fintechs (startups de tecnologia que atuam no setor financeiro), em demasia, ressaltando que regras para as fintechs de crédito sairão este mês.
“Nós temos incentivado as fintechs. A quantidade de fintechs que tem entrado no sistema brasileiro não é pequena, é um mercado extremamente vivo, e nós não pretendemos regular em demasia, apenas regular em momentos que o sistema nos pede para fazer isso, como é com fintechs de crédito”, disse em evento em São Paulo.
“Isso foi para audiência pública e esse mês nós vamos regular da forma mais eficiente depois de escutar todo o sistema, o que exatamente o sistema gostaria de ver em termos da regulamentação das fintechs de crédito”, completou. Ilan apontou que, para o BC, é preciso “deixar entrar, deixar competir e regular apenas quando necessário”, abrindo espaço para maior competição no sistema financeiro, com redução de custos em várias áreas. (Reuters)