sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

ENTREVISTA COM O DIRETOR-GERAL DA PAN AMERICAN ENERGY NO BRASIL, ALEJANDRO CATALANO

João Paulo - 08/07/2024 05:00

Bahia Econômica – Quais as características da Bahia que a Pan American Energy viu para escolher a chapada diamantina como polo de seu primeiro mega investimento no Brasil?

Alejandro Catalano – Quando nós decidimos investir no Brasil nós tínhamos mais de 30 projetos para analisar e escolhemos o parque eólico Novo Horizonte pelas condições eólicas do local, seu potencial solar, pensando em uma ampliação futura, dentre outros fatores. Hoje o parque conta com um grande potencial expansivo.

Bahia Econômica – Quais são os próximos passos da empresa no Brasil?

Alejandro Catalano – Fizemos um investimento de três bilhões de reais no parque eólico Novo Horizonte. Temos pretensão de manter os investimentos no Brasil e estamos avaliando novos projetos, em particular um grande projeto de energia solar, então a intensão da empresa é se manter no Brasil por um longo período.

Bahia Econômica – Em relação à legislação brasileira para se fazer um investimento como esse, como o que o senhor avalia?

Alejandro Catalano – Nós chegamos no Brasil em 2022 e em 20 meses conseguimos toda a parte burocrática e ambiental para construção do parque, então nós destacamos esse processo como muito bom no país. Conversamos com autoridades estaduais, federais, municipais e destacamos que essa é uma boa relação de parceria publico privada.

Bahia Econômica – Qual a expectativa de geração de empregos de um projeto como esse?

Alejandro Catalano – Tem muitos projetos de energia éolica no Brasil em andamento, então é certo que a geração de empregos do setor vai aumentar muito. Além disso, existem obras para serem implantadas e para isso, precisamos de pessoas, de escritórios, de vendas, fazer contratos, analisar legislação, todos esses segmentos necessitam de profissionais e a possibilidade de geração de empregos é muito grande.

Bahia Econômica – Existe algum projeto de qualificação profissional?

Alejandro Catalano – A Pan American Energy tem uma formação de equipe aqui no Brasil já. Chegamos há quase dois anos e estamos liderando uma equipe de profissionais qualificados e esse passo é de fundamental importância para o nosso projeto

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.