quarta, 03 de julho de 2024
Euro 6.1095 Dólar 5.68

EM SALVADOR, A CAMPANHA COMEÇA NO 2 DE JULHO QUANDO É DADA A LARGADA EM BUSCA DO VOTO DO ELEITOR

Redação - 01/07/2024 05:00

Em Salvador, a campanha eleitoral de verdade só começa nas comemorações do 2 de julho e este ano não será diferente. Naturalmente, as negociações políticas, a montagem de chapas e a formação de alianças visando as eleições municipais de Salvador e até as provocações entre os candidatos já começaram faz tempo, mas a campanha eleitoral mesmo, aquela que envolve a população, que estabelece a força dos contendores tem sua largada no desfile que ocorre entre o Largo da Lapinha até a Praça do Campo Grande.

Este ano, o lado político do 2 de julho será concorrido.  Haverá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pelo terceiro ano consecutivo participa do desfile. Geraldo Jr., candidato de oposição ao governo municipal, que tem apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner, além da base aliada, conta com esse apoio, não apenas para colar sua imagem no Presidente, mas também para mostrar sua força aos grupos da esquerda petista que ainda não assimilaram sua candidatura que ele tem o apoio nacional do PT.

Do outro lado, também com presença confirmada, estará o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que não participou no ano passado, mas que desta vez quer colocar sua força política a favor do atual prefeito Bruno Reis, afilhado político do ex-prefeito, e que busca a reeleição.

O candidato do Psol, Kleber Rosa, também estará presente e na caminhada vai testar sua popularidade junto ao eleitor da cidade e, mais diretamente, junto à esquerda soteropolitana.

O 2 de julho será um palco para os candidatos e as torcidas e as claques vão atuar vaiando e aplaudindo e a repercussão dessas manifestações no eleitorado será um indicador do clima da campanha.

Esta coluna está sendo escrita antes dos festejos, com a intenção de dizer que com a festa a campanha está literalmente nas ruas. É a partir de 15 de agosto, quando a propaganda eleitoral começa, que o jogo entra na sua parte final, mas nos próximos 45 dias os candidatos já precisaram mostrar que estão em campo com determinação para ganhar e para isso será necessário dar início ao enfrentamento direto dos adversários.

Durante e após o 2 de julho, até o final da semana, a repercussão da atuação política dos candidatos dará o tom das coberturas jornalísticas e o portal Bahia Econômica acompanhará, como faz em todas as eleições, todos os lances da disputa com notícias em tempo real, entrevistas e comentários. E a partir da próxima semana, o leitor terá um encontro marcado com esta coluna, para acompanhar de forma imparcial o pleito que vai decidir quem governará Salvador pelos próximos quatro anos. (EP – 01/07/2024)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.