sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

ELEIÇÕES EM PORTO SEGURO: PREFEITO TENTA A REELEIÇÃO MAS ENTRADA DO CANDIDATO DO PSDB DEIXA DÚVIDAS SOBRE O QUADRO POLÍTICO

Redação - 17/06/2024 11:00 - Atualizado 18/06/2024

O município de Porto Seguro, uma dos maiores polos turísticos do país, vai ter  disputa política acirrada nas eleições para a prefeitura em outubro deste ano.  Três candidatos se apresentam e concentram os votos dos eleitores. De um lado, está atual prefeito

Jânio Natal  do PL  é  candidato à reeleição e conta com o apoio de vários partidos,  incluindo o União Brasil e o Avante, além de 150 candidatos a vereador.

De outro, a deputada estadual Cláudia Oliveira do PSD vai representar a base do governo estadual em Porto Seguro, com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e toda a liderança petista.

E no meio, como terceira via, está o empresário luxemburguês, Luigi Rotunno, do PSDB. Ele fez o lançamento da pré-candidatura na última quarta-feira (13). Na eleição de 2020, Jânio Natal teve 28 mil votos, Luigi surpreendeu com quase 12 mil votos e Cláudia Oliveira foi eleita em 2022, com 16 mil votos,  deputada estadual.

Tudo indica que haverá a polarização entre Janio Natal e Cláudia Rodrigues, que também já foi prefeita do município, mas Luigi se apresenta como opção de terceira via.

Nas eleições para o governo da Bahia, Jânio apoiou João Roma (PL) no primeiro turno e ACM Neto (UB) no segundo turno e foi apoiador entusiasmado de Jair Bolsonaro para presidência da República, fazendo festa de grandes proporções para recebê-lo em 22 de abril do ano passado, nas comemorações dos 522 anos de Brasil. A campanha de Cláudia tentará federalizar as eleições e tem muito material para isso e, embora Natal tenha elogiado Jerônimo algumas vezes, será difícil fugir desse confronto.

Aqui vale lembrar que a nível estadual os apoios não estão bem definidos, pois se é verdade que o União Brasil apoia Natal, e que João Roma está compondo com ACM Neto em várias cidades, inclusive Salvador, é verdade também que Luigi tem o apoio total do Presidente do PSDB Bahia, deputado estadual Tiago Correia, e do deputado federal Adolfo Viana os dois muito próximos de ACM Neto o que deixa uma dúvida no ar.

 De todo modo, inicialmente, a disputa parece tender para a polarização Jânio Natal/ Cláudia Rodrigues,  mas Luigi surge como um tertius e pode surpreender. (EP- 17/06/2024)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.