quarta, 19 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4427

VEREADOR QUER CRIAR O “DIA DE LUTA PELA DEMOCRACIA”, NA CAPITAL BAIANA

Douglas Santana - 05/09/2023 09:26

Após os vereadores de Porto Alegre tentarem implantar o Dia do Patriota, sendo suspensa pelo STF, em Salvador, o vereador Tiago Ferreira (PT) protocolou um Projeto de Lei que institui o “Dia de Luta pela Democracia”, para ser celebrado no dia 8 de janeiro na capital baiana.

A data sugerida no PL protocolado na Câmara Municipal de Salvador (CMS), representa o dia em que ocorreram os ataques à sede dos Três Poderes, em Brasília. No dia de fúria, as sedes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto foram destruídas.

No texto, o vereador petista pede que a Lei seja divulgada e afixada nos meios de comunicação da Prefeitura de Salvador, e outras repartições públicas do Município. Em sua justificativa, Tiago Ferreira diz que os eventos ocorridos no dia 8 de janeiro “não podem ser ignorados ou minimizados”.

“Eles servem como um lembrete crítico dos perigos que as instituições democráticas podem enfrentar, mesmo em tempos de estabilidade aparente. A democracia é um valor central da nossa sociedade, baseada na participação cidadã, no respeito aos direitos humanos e na garantia de uma representação justa e equitativa. Atos golpistas representam uma afronta a esses princípios e podem levar a uma grave erosão das liberdades civis e dos direitos fundamentais”, diz.

 

Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.