domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

INDICADO POR JAQUES WAGNER, DESEMBARGADOR BAIANO PODE FICAR DE FORA DO STJ; ENTENDA

LUIZA SANTOS - 21/08/2023 17:56

Indicado pelo senador Jaques Wagner (PT) e um dos principais nomes para ocupar uma das vagas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o desembargador Maurício Kertzman, do Tribunal de Justiça da Bahia, pode ficar de fora da lista que a corte irá enviar para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um dos motivos de seu favoritismo é o peso do padrinho, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que vem se empenhando diretamente na campanha de Kertzman. É consenso que, se seu nome chegar ao presidente da República, ele será um dos escolhidos para uma das vagas de desembargadores abertas no STJ.

Um dos principais motivos para deixá-lo aparte é o fato de que, devido ao apadrinhamento do senador, caso seu nome chegue a Lula, possivelmente ele será um dos escolhidos para a vaga. Além disso, há o inquérito que o investigava por supostamente vender sentenças e ter sido citado em uma delação premiada da Operação Faroeste. Apesar de ter sido arquivado, o caso segue sem respostas está sendo apurado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além de Kertzman, 50 desembargadores de diversos tribunais de justiça estaduais tentam entrar na lista quádrupla . A votação dos nomes acontece nesta quarta-feira (23) e, posteriormente, Lula escolherá dois deles.

FOTO: Tribunal de Justiça da Bahia/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.