quinta, 24 de setembro de 2026
Euro Dólar

RUI COSTA LIDERA DISPUTA PELO SENADO NA BAHIA, APONTA QUAEST

Victoria Isabel - 24/09/2026 19:28 - Atualizado 24/09/2026

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (24) aponta Rui Costa (PT) na liderança da disputa pelo Senado na Bahia, com 23% das intenções de voto. Jaques Wagner (PT) aparece em segundo, com 17%, seguido por João Roma (PL), com 11%, e Angelo Coronel (Republicanos), com 9%.

O levantamento foi encomendado pela TV Bahia e ouviu 900 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 20 e 23 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01850/2026.

Em 2026, os eleitores baianos escolherão dois senadores. Por isso, a pesquisa considera as intenções de voto para as duas vagas.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, 71% dos entrevistados não souberam indicar um nome. Na rodada anterior, realizada em agosto, esse percentual era de 85%.

Já no levantamento estimulado, que apresenta a lista de candidatos, Rui Costa manteve o percentual de 23%, enquanto Jaques Wagner permaneceu com 17%. João Roma passou de 7% para 11%, e Angelo Coronel avançou de 5% para 9%.

Intenção de voto para as vagas

Na disputa pela primeira vaga, Rui Costa aparece com 32%, seguido por João Roma, com 16%, e Jaques Wagner, com 15%. Angelo Coronel registra 8%.

Para a segunda vaga, Jaques Wagner lidera com 20%, seguido por Rui Costa, com 14%. Angelo Coronel aparece com 9%, e João Roma, com 8%.

Rejeição e decisão de voto

Segundo a pesquisa, Jaques Wagner apresenta o maior índice de rejeição, com 40% dos entrevistados afirmando que não votariam nele.

O levantamento também mostra que 73% dos eleitores consideram definitiva a escolha do candidato. Outros 26% afirmam que ainda podem mudar de voto até as eleições, marcadas para 4 de outubro.

 

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.