sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEIS MESES DE GOVERNO: O ESTILO JERÔNIMO RODRIGUES DE GOVERNAR

Redação - 03/07/2023 06:00 - Atualizado 03/07/2023

O governador Jerônimo Rodrigues conseguiu estabelecer em seis meses de governo um estilo próprio de governar. E isso não é pouco levando-se em conta que Jerônimo não era um quadro político conhecido e, embora tivesse experiência executiva, não parecia ter traquejo no âmbito da política partidária. Passados apenas seis meses, o que se vê é surpreendente: o governador não só vem realizando um trabalho digno de nota como gestor, como também vem mostrando desenvoltura no trato da coisa política. É verdade que Jerônimo foi bafejado pela sorte, afinal, apesar de praticamente desconhecido da população foi alçado ao cargo de governador, além disso, assumiu o cargo com o apoio total do Presidente Lula que em seis meses de governo já esteve cinco vezes na Bahia e demonstra enorme proximidade com o governador da Bahia e disposto a ajudá-lo na busca de investimentos. E para completar, Jerônimo tem o apoio total do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o mentor de sua candidatura e que tem demonstrado apoio integral ao governo, bem como o apoio do senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado, e dos senadores Otto Alencar e Antônio Coronel e da bancada baiana na Câmara do Deputados.

Ora todo esse apoio foi e é importante para governar, mas o que não se esperava é que, nesse curto espaço de tempo, Jerônimo Rodrigues estabelecesse uma marca na sua atuação governamental. O jornalista Levi Vasconcelos lembrou, em sua coluna no Jornal A Tarde, que, em seis meses de governo, Jerônimo viajou para o interior 98 vezes, e visitou 77 municípios, numa ação político-administrativa pouco comum em qualquer primeiro semestre governamental. Além disso, a postura política do governador vem se caracterizando pela forma afável e comunicativa com que recebe e conversa com correligionários e até com opositores, caracterizando uma maneira “soft” de fazer política, com direito a gestos civilizado como a entrega da Medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia ao ex-governador Paulo Souto, adversário histórico do PT no estado.

No âmbito administrativo, o  governador Jerônimo Rodrigues também vem se destacando em vários aspectos, mas fundamentalmente na busca de investimentos de porte para o Estado, como a conclusão da negociação para a fábrica de carros elétricos da BYD, cujo anúncio será feito na próxima terça-feira; a retomada das obras da Fiol- Ferrovia Oeste-Leste, que terá a presença do presidente Lula nesta segunda-feira; e o empenho para viabilizar grandes obras como a ponte Salvador-Itaparica, o Canal do Sertão e a retomada da operação do Estaleiro de São Roque do Paraguaçu.

O fato é que, em apenas seis meses de governo, Jerônimo Rodrigues vem estabelecendo uma marca própria, caracterizando-se pela afabilidade no trato pessoal, pelo estilo leve no trato da coisa política, pela atenção às necessidades dos municípios e pelo empenho na atração de investimentos para o Estado. (EP – 03/07/2023)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.