segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

A DIREITA NO BRASIL NÃO PODE ESTAR REPRESENTADA POR BOLSONARO.

Redação - 01/02/2023 08:27 - Atualizado 02/02/2023

Em todos os países democráticos do mundo, uma parcela da população é assumidamente de direita e os políticos que a representam lutam politicamente para chegar ao poder.

É assim que deve ser. O que não pode ocorrer, embora tenha ocorrido em vários países do mundo inclusive no Brasil, é a ascensão ao poder da extrema direita que deseja assumidamente chegar ao poder para destruir a democracia. Isso tem de ser combatido com toda a força pelo Estado, mas tem de ser percebido também pela população que hoje apoia Bolsonaro.  

O que se quer dizer é que aqueles brasileiros que se identificam com a direita precisam estar representados, mas não podem optar por uma direita burra, asquerosa, agressiva, que prega contra a ciência e contra a democracia. O que se quer dizer é que a chamada elite de direita no país, composta por parcelas da classe média, por empresários, políticos e parte da sociedade não pode continuar apoiando Bolsonaro, pois isso  a desqualifica e demonstra sua pouca capacidade de compreender a realidade e, portanto, sua incapacidade para assumir o poder.

Os empresários, a classe média, e parcelas da sociedade que estão financiando ou apoiando um grupo ridículo de aloprados que vandalizaram as instituições, esperando uma reação das forças armadas para por fim à democracia não são de direita, são apenas pessoas despreparadas que não perceberam que o caminho para a direita chegar ao poder é a democracia. Basta ler qualquer compêndio de Ciência Política para perceber que propor intervenção militar e golpe de estado não tem nada a ver com o ideário de direita, tem a ver com grupos armados, extrema direita, fascismo, desrespeito ao Judiciário, desapego a vida e tudo o que Bolsonaro tentou implementar no país.

Dito isso, é preciso lembrar a parcela da população que se considera de direita que, no âmbito da democracia, essa direita tem de ser moderna, democrática e defender o direito das minorias.

O Brasil já teve políticos de direita com ideias modernas e defensores da democracia e o baiano Luiz Eduardo Magalhães foi um dos mais destacados. Hoje também existem políticos de direita que atuam no âmbito da democracia, como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas,  e de Minas Gerais, Romeu Tuma, e muitos outros no Congresso Nacional.

E é no Congresso Nacional e no pleito eleitoral que se deve dar a luta política, sem nunca fazer concessões aos arruaceiros políticos como foi durante toda sua vida Jair Messias Bolsonaro. (EP – 16/01/2023)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.