segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

ENTREVISTA COM MAURÍCIO BACELAR – SECRETARIO DE TURISMO DO ESTADO

Redação - 16/01/2023 06:00

Bahia Econômica – Qual a expectativa do governo do estado para o verão na capital

Mauricio Bacelar – Nós temos a expectativa desse verão de 2023 ser o melhor verão da história da Bahia. Nós passamos o ano de 2022 num planejamento muito bom de quais ações faríamos na estação e hoje estamos colhendo o fruto. Foram ações de capacitação, ações divulgação, atração de investimentos dentre outros que fazem com que a expectativa desse verão seja a melhor possível. Hoje, os números que nós temos são de aproximadamente seis milhões de turistas na capital para uma movimentação financeira de R$ 9 bilhões. Eu acredito que vamos superar esses números por questões bem simples. Teremos na Bahia toda a maior temporada de cruzeiros da história do estado. São 400 mil cruzeiristas que já estão com suas passagens compradas para o verão na Bahia. A estação no caso até abril. Além disso, temos vôos internacionais e nacionais aumentando também devido a uma política do estado de atração desses turistas. Então acho que vamos superar esses números.

Bahia Econômica – Falando um pouco da geração de empregos que esse movimento turístico tem. Qual a expectativa para o verão?

Mauricio Bacelar – De maneira resumida em 2019 e 2020 com a pandemia nós perdemos 19 mil postos de trabalho no turismo. Em 2022 nós já conseguimos criar mais de 22 mil postos de trabalho com carteira assinada no estado. Os números mostram que nós já vencemos a pandemia e estamos ainda com mais geração de emprego ainda no setor durante o verão. Temos os temporários e os efetivos que devem crescer.

Bahia Econômica – Sobre a atração de vôos internacionais como está a política do estado?

Mauricio Bacelar – Eu tenho tido reuniões boas com as companhias aéreas que tratam do turismo internacional na Bahia. Nós temos perdido um pouco nesse setor pois tínhamos um presidente negacionista na ciência que era contra vacina. Isso fazia com que o turista se afastasse daqui. Mesmo eu dizendo que na Bahia o governador era diferente e estava a favor da ciência. Mesmo assim conseguimos fechar alguns vôos internacionais grandes e importantes com a Air Europa para Madrid além da Gol que hoje faz conexões importantes na América do Sul para Buenos Aares e Montividel.  A política do governador é essa cada vez mais ligar a Bahia a destinos importantes para o turismo. Eu estou indo a uma feira em Madrid ter reuniões sobre isso mesmo e tentar trazer mais vôos para cá.

Bahia Econômica – Sobre o turismo de negócios no estado como está a expectativa para 2023 ?

Mauricio Bacelar – Eu tenho dito que o turismo de negócios é muito importante para o governo do estado. Nós temos trazidos eventos importantes para capital para o Centro de Convenções, além disso, temos no litoral norte grandes hotéis que estão sendo utilizados para eventos, além de porto seguro e ilhéus que são grandes pólos do turismo de negocio também. Tenho conversado com o governador Jerônimo e ele tem afirmado que Salvador terá um novo Centro de Convenções. Estamos em processo de estudo qual seria sua localização. Ele seria construído no formato de PPI e deve ser anunciado pelo novo governador. Essa proposta ocorre devido a grande demanda que o estado tem para esse setor, então se faz necessário esse novo centro na Bahia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.