domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ENTREVISTA JOÃO LEÃO ELEITO DEPUTADO FEDERAL

Redação - 24/10/2022 06:00

Bahia Econômica – Na sua opinião qual o principal ponto que o próximo governador deve ter para geração de empregos no estado?

João Leão – Bonitão, o primeiro passo é reestruturar e dinamizar os distritos industriais. Milhares de empregos deixaram de ser gerados por lentidão do atual governo. Quando eu estive na SDE lutamos para isto, mas esbarramos na falta de tomada de decisão lá de cima. A desindustrialização no estado da Bahia só não está pior porque, quando geri a pasta de Desenvolvimento Econômico, fizemos uma ação de descentralizar a atração de investimentos, levando empresas para gerar emprego no interior. É isto que o nosso próximo governador fará – e tenho certeza que será ACM Neto, que é o mais preparado. Ele fará uma gestão descentralizada do governo, olhando para todas as regiões,sobretudo, aquelas mais distantes.

Bahia Econômica – Qual deve ser a principal ação econômica do próximo governador?

João Leão – É como falei na pergunta anterior. Nosso estado é riquíssimo, já é uma potência em energias renováveis, em éolica e solar, com a contribuição de um tal de João Leão (risos). A Bahia é uma grande produtora mineral no país, temos o Polo Sucroenergético do São Francisco, que precisa ser implementado, vinícolas, potenciais turísticos, a ponte Salvador-Itaparica, a usina naval que precisa ser retomada. Então, se investir e prospectar investidores para o interior, o novo governador vai gerar emprego, vai industrializar o estado regionalmente e vai aumentar a arrecadação, que hoje ainda tem concentração de ICMS na Região Metropolitana de Salvador.

Bahia Econômica – Como você avalia a proposta de ACM Neto para geração de empregos no estado?

João Leão – Neto pensa parecido. Ele está com essa ideia de fazer núcleos regionais do governo do estado, para que a gestão conheça a realidade de cada região e dê os remédios certos para cada realidade. Ele está certíssimo, bonitão. O estado é imenso e diverso, há regiões que sofreram com a ausência da mão do estado agindo e mudar isso é primordial para desenvolver, gerar emprego erenda.

Bahia Econômica – Como você avalia a proposta de ACM Neto para o agronegócio no estado?

João Leão – O agro tem papel importantíssimo para o desenvolvimento do estado. Temos que desmistificar essa conversa que o agronegócio só “faz destruir”. O agro tem responsabilidade. Os grandes produtores de verdade se preocupam com a sustentabilidade do meio ambiente, usam com responsabilidade os recursos naturais e são responsáveis pela manutenção da segurança alimentar do planeta. A Bahia é gigante na produção de grãos, na agropecuária, na suinocultura, em energia de biomassa e muito mais. Mas também temos os pequenos produtores, a agricultura familiar que tem impacto positivo na zona rural e que tem levado produtos de qualidade para a mesa de vários baianos, mas precisam ter muita atenção, sobretudo no apoio técnico. Precisa reabrir a EBDA que Rui e Jerônimo fecharam, mas ACM Neto já prometeu reabrir. Tem que levar infraestrutura de água e energia para as regiões onde o agro é forte, abrir novas fronteiras agricultáveis e industrializar a produção. E tenho certeza que Neto fará tudo isso.

Bahia Econômica – Como você avalia a proposta de ACM Neto para indústrias no estado?

João Leão – Ele está certíssimo, a Bahia é uma potência industrial, mas nosso Polo de Camaçari, o maior do hemisfério sul, foi abandonado. Perdemos a Ford e muitas outras grandes empresas. Mas temos potenciais para atrair novas montadoras, novos investidores. Precisa de uma boa política de incentivos fiscais e de muita vontade política de tornar a Bahia novamente a maior potência do Nordeste, quiçá do Brasil. Somos um vagão, um grande vagão, mas temos potencial de virar locomotiva. Temos a Fieb, temos o CIMATEC, temos mentes brilhantes e vamos ter o melhor governador da história do estado. Na Câmara Federal vou ajudar ACM Neto a transformar a industrialização da Bahia.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.