sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ENTREVISTA COM ÉDEN VALADARES PRESIDENTE DO PT NA BAHIA

Redação - 21/03/2022 07:00

Por: João Paulo Almeida

Bahia Econômica – Presidente, como o senhor avalia a saída do PP da base do governo?

Éden Valadares  – Após 14 anos de apoio, o PP abandona o projeto de Lula e Rui na Bahia. O que aconteceu? Prevaleceu a opinião do PP bolsonarista? Foram convencidos por Ciro Nogueira e Arthur Lira? O fato é que deixam de trilhar o caminho de Lula para marchar ao lado de Bolsonaro e aliados na Bahia. PT e PP tomam estradas diferentes. Voltamos a ser adversários e não inimigos; com disputa de argumentos, sem xingamentos. Foi assim em 2006 e vencemos. Com humildade e confiança na liderança de Lula, Rui e Wagner afirmo: venceremos novamente em 2022 com Jerônimo Governador.

Bahia Econômica – Como o senhor avaliou a decisão de Wagner de não concorrer em 2022?

Éden Valadares  – Acolhemos a decisão do senador concordando com ele em sua decisão. Wagner nos provocou e nos convenceu a não largar a nossa capacidade de renovação. E com muita maturidade e tranquilidade, estamos apresentando uma tática com um nome de renovação, que é Jerônimo Rodrigues, tal qual Jaques Wagner em 2006 e Rui Costa em 2014, que venceram as eleições.

Bahia Econômica – Como se deu a escolha de Jerônimo como candidato da legenda em 2022?

Éden Valadares  – Foi uma decisão unânime do nosso Partido, com apoio de todas as correntes, das nossas lideranças e das bancadas dos deputados estaduais e federais.

Bahia Econômica – O fato de Jerônimo ser uma pessoa que não tem um nome forte na Bahia vai fazer o PT mudar a estratégia de campanha?

Éden Valadares  – Jerônimo é reconhecido pelo petismo, do militante de base, aos dirigentes, passando pelas bancadas estaduais e federais de deputados, como alguém com um compromisso histórico com o nosso Partido e com capacidade técnica e liderança política testada. É um nome de confiança de Rui Costa, com um reconhecido trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Educação, da qual é atual gestor. Por todos esses atributos, Jerônimo vai representar o palanque de Lula na Bahia.

Bahia Econômica – Como o senhor avalia o embate direto de uma chapa Neto e Leão?

Éden Valadares  – Nesses quase 16 anos à frente do Governo, o PT trouxe desenvolvimento e inclusão social para a Bahia. Agora, temos o desafio de identificar os principais problemas enfrentados pela população e apresentar um programa de governo atualizado e renovado. Quem quer voltar ao tempo da inclusão, de renda garantida renda, trabalho, vai votar 13, vai votar com o governador Correria, com Wagner, e no nome de confiança de Rui, que é Jerônimo Rodrigues, para representar o time de Lula na Bahia e não no projeto de Jair Bolsonaro com seus aliados, do qual agora João Leão faz parte com ACM Neto.

Bahia Econômica – Quais características o PT buscou no nome de Jerônimo para a escolha?

Éden Valadares  – Além de ser uma reconhecida liderança política e com grande capacidade de gestão, Jerônimo é a síntese de um trabalhador comum da Bahia, alguém que nasceu em uma cidade pequena do interior, em Aiquara, precisou se mudar para estudar, para trabalhar, venceu na vida, passou em concurso na universidade, é professor da UEFS e chegou a altos postos do nosso escalão no Estado, sendo secretário nacional de Ministério e aqui na Bahia dua vezes secretário de Estado. Então, Jerônimo é a síntese do povo baiano, é um afro-indígena com a cor e a cara do povo da Bahia.

Bahia Econômica – Quantos deputados o PT pretende eleger em 2022?

Éden Valadares  – Hoje temos 11 deputados estaduais e 07 deputados federais, e pretendemos ampliar ainda mais esse número, elegendo mais mulheres, negros e LGBTQIA+.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.