sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

SENADO APROVA AMPLIAÇÃO DA VALIDADE DE CONCURSOS PÚBLICOS

admin - 07/12/2021 17:25

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira, 7, projeto de lei que suspende até o fim de 2021 os prazos de validade de concursos público homologados antes da pandemia de Covid-19. Como resultado, os prazos de validade começam a contar somente a partir de 2022.

Na CAE, a matéria obteve parecer favorável do relator, o senador Jaques Wagner. O projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De acordo com o texto, serão suspensos os prazos dos concursos homologados até 20 de março de 2020, data em que a situação da pandemia no país foi considerada uma calamidade pública.

Na situação atual, os prazos de validade dos concursos ficam suspensos até o término da vigência do estado de calamidade decretado pela União.  A nova redação sintoniza os prazos e faz com que a comunicação da suspensão deixe de ser responsabilidade dos organizadores dos concursos e passe a ser tarefa do órgão contratante.

“É razoável que a transferência desse aumento para uma data futura, já em um contexto pós-pandemia, com a normalização da situação financeira dos três níveis de governo, preserve os direitos dos concursados”, disse Wagner.

 

 

Imagem: RBJ

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.