terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

ADARY OLIVEIRA- A TERAPIA NEURAL

Redação - 08/11/2021 08:26

De lançamento ocorrido em Salvador no Dia da Cultura Nacional (05/11), comemorativo dos 172 anos do nascimento de Ruy Barbosa, o livro “Terapia Neural” de Tônia Oliveira define-a como o tratamento que tem por objetivo promover a saúde, o reequilíbrio e a autorregulação do indivíduo por meio de pequenos estímulos externos, em pontos específicos do sistema nervoso autônomo ou vegetativo.

Tudo começou quando o fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936)  conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico, pelo que foi premiado com o Nobel de Medicina de 1904. Eleentrou para a história por sua pesquisa sobre o papel do condicionamento na psicologia do comportamento, definido como reflexo condicionado, tendo comprovado que o sistema nervoso é o único responsável por coordenar todas as funções de um organismo, integrando-o às condições ambientais.

As observações de Pavlov foram complementadas por trabalhos de vários cientistas: pelo patologista alemãoGustav Wilhelm August Josef Ricker(1870-1948),que demonstrou que uma patologia celular nem sempre tem início na própria celula, e sim no sistema nervoso;pelo patologista russo Alexei Dmitrievich Speransky (1887-1961), comprovando que somente o sistema nervoso coordena e regula todas as funções orgânicas e que todo esse processo é influenciado pelas condições ambientais; pelos irmãos médicos alemães Ferdinand Huneke (1891-1966) e Walter Huneke(1897-1974), pelo êxito no tratamento de enxaquecas e outros quadros clínicos, por meio de injeções de procaína; pelo alemão Ernest Adler que em 1958 conceituou a odontologia neurofocal; e o austríaco Alfred Pischinger (1899-1982) e o alemão Hartmut Heine (1945-) que descobrem o sistema básico e sua importância para a regulação do organismo.

O livro está dividido em sete capítulos: a) O Sistema Nervoso Autônomo, que juntamente com o Sistema Nervoso Somático compõem a estrutura nervosa do organismo; b) A Matriz Extracelular, que juntamente com o Sistema Nervoso Autônomo e o Sistema Básico formam uma rede que permeia todo o organismo; c) Meridianos e Dermátomos. No primeiro passam várias terminações nervosas, fibras musculares, tendões e ligamentos. O segundo são áreas sensoriais responsáveis pelo tato, temperatura, dor etc. e procedem de uma única raiz nervosa; d) Os Gânglios, conjunto de células nervosas semelhantes a um nó, localizado fora do sistema nervoso central que funciona como interligação entre os neurônios e as demais estruturas do organismo; e) Metodologia da Terapia Neural, detalhando a execução do tratamento; f) Odontologia Neurofacial que busca prevenir, diagnosticar e tratar doenças causadas por desequilíbrios e irritações de todo o corpo por meio da localização de campos interferentes na cavidade oral; e g) Método Tônia Oliveira, descrevendo o modo particular do tratamento desenvolvido pela autora.

O tempo médio de vida do ser humano continua crescendo e muito se deve aos cuidados médicos. Nos tempos em que a medicina evolui tecnologicamente a Terapia Neural se apresenta como uma das alternativas para o tratamento da saúde. A cada dia os cientistas se dedicam ao aprofundamento das sabedorias sobre as células. O conhecimento dos processos e do funcionamento perfeito das células devem proporcionar diagnósticos precoces os mais perfeitos. Busca-se por todos os meios o aperfeiçoamento dasciências médicas, inclusive a integração entre os conhecimentos da medicina oriental com a medicina ocidental.

A história da medicina tem sido contada por avanços tecnológicos que aperfeiçoam os diagnósticos e tratamentos. São inegáveis os benefícios trazidos pelas vacinas, Raio X, transplantes, células tronco, exames e diagnósticos por imagem. Para o futuro apostamos nos êxitos inquestionáveis da inteligência artificial, telemedicina, internet, dispositivos wearables, nanosrobôs, farmacogenômica, aplicativos médicos, impressão em 3D, cirurgia robótica e tudo o mais que virá no futuro.

Adary Oliveira é engenheiro químico e professor (Dr.) – [email protected]

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.