sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ENTREVISTA ANDRÉ DUREK – ESPECIALISTA EM INVESTIMENTOS FINANCEIROS

Redação - 23/03/2020 11:00 - Atualizado 23/03/2020

Por: João Paulo Almeida

Bahia Econômica – Como o senhor avalia o aumento dos brasileiros no mercado financeiro e no exterior, principalmente nos EUA?

André Durek – Os brasileiros estão cada vez mais investindo no mercado financeiro americano, principalmente no mercado de ações, através de corretoras e aplicativos onde você mesmo pode ser um trader, cito como exemplo o aplicativo Robin Hood que e’ uma febre entre os micro investidores, pois qualquer pessoa com um pouco de conhecimento começa a operar e aprender neste tipo de investimento.

BE – como o senhor avalia a possibilidade de inclusão da educação financeira no currículo educacional do brasileiro? Isso pode ajudar?

AD – Com certeza a educação financeira no currículo educacional no Brasil, vai ajudar muito as pessoas a se desenvolverem, tanto nas questões de planejamento pessoal e principalmente para os futuros empresários de pequenas e medias empresas em outras áreas que até’ então não tinham uma base de conhecimentos financeiros que faziam muita falta no cotidiano dos negócios.

BE – quais os maiores benefícios do trabalho no mercado financeiro? Nos EUA, esse entendimento pode ajudar empresários que internacionalizam? 

AD – O maior benefício do trabalho no mercado financeiro e’ a visão global que você começa a ter de empresas que atuam em vários países, isto traz muita experiencia em acompanhar como estas cias acompanham a mudança de mercados e culturas, e consequentemente vai ajudar o empresário que passa a aprender a internacionalizar a sua cia para poder crescer e diluir o seu risco de depender apenas da economia de um pais.

BE- Quais os maiores riscos hoje que o mercado financeiro tem?

AD – Os maiores riscos são para investidores que pensam em curto prazo, pois podem acontecer fatos relevantes nas cias e na política que acabam afetando o valor das ações, então tem que estudar muito e ter paciência para saber o momento de investir e também de sair de cada ação. Já no mercado de renda fixa os riscos são menores e consequente a remuneração também e’ mais baixa.

BE- Qual conselho o senhor daria para uma pessoa que deseja ingressar no mercado financeiro e/ou levar a empresa para os EUA hoje?

AD – Estudar qual tipo de investimento pretende fazer, seja no curto, médio ou longo prazo, para entender as variáveis do mercado financeiro americano, pois existem excelentes cursos que darão muita base para as futuras tomadas de decisões. Agora quanto a internacional as empresas nos EUA, escolher um nicho porque o mercado e’ muito grande, além de fazer um estudo aprofundado de mercado pensando em como os produtos e/ou serviços podem atender o mercado em geral e não apenas a comunidade brasileira e latina nos EUA. Após este passo testar uma região que possa ser

multiplicadora do modelo de negócios para outros locais nos EUA, complementando com uma operação que tenha participação online para poder acelerar o crescimento, além de diluir o risco, pois muitas empresas que estão apenas com as operações físicas e demoraram para implantar os canais online, estão sofrendo muito, porque o novo mercado está cada vez mais se digitalizando.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.