quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

ENTREVISTA CELSO COTRIN – EX- PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SALVADOR

Redação - 16/03/2020 07:00 - Atualizado 16/03/2020

Por: João Paulo Almeida 

BE – Segundo IBGE a taxa de desemprego em salvador ainda é uma das maiores do país. A economia da cidade é muito voltada para o turismo e para serviços, qual sua proposta para dinamizar a economia da cidade e gerar empregos?

CC – Em nosso programa de governo, não pensamos soluções paliativas, aquelas que servem como enfeite para ludibriar o povo, mas estratégias de médio e longo prazo, porque entendemos que não há solução mágica para resolver os maiores problemas de Salvador. Portanto, nós focaremos em quatro linhas de atuação: 1. Expansão do mercado, através do aumento da atração de novas empresas e atividades que gerem emprego e renda; 2. Investimento em educação profissional para elevar o nível de competência do trabalhador; 3. Ampliação da presença do SIMM nos bairros(inclusive eu que fui o responsável por implanta-lo e coordena-lo por três anos); 4. Aquecimento da economia, por meio do apoio e fortalecimento do comércio e serviços.

BE – A gestão do prefeito ACM Neto na educação teve foco em programas e construção de novas creches em Salvador. Qual será o foco da sua gestão na educação básica?

CC – A educação será justamente o carro chefe de nossa gestão, porque é a partir daí que todos as áreas da sociedade soteropolitana começarão a dar certo, da ética, no dia a dia, ao empreendedorismo de grande porte. As crianças, no caso, terão não apenas creches de qualidade, na fase inicial, mas, em seguida, um ensino fundamental com ênfase no modelo de escola em tempo integral, fora o estímulo ao início da vivência social, o qual achamos importante, a exemplo das escolas manterem-se abertas aos finais de semana para a comunidade local. Assim, temos ainda como meta que Salvador saia da 16ª  posição  para, no mínimo, a 10ª posição, tratando-se do ranking das  capitais quanto à máxima  pontuação no IDEB-Índice  de Desenvolvimento  da Educação Básica.

BE – O prefeito ACM Neto construiu o hospital municipal e segundo ele mesmo o orçamento da saúde subiu muito. Além do hospital municipal a prefeitura também tem projetos na área de assistência social e UPA´s. Como você vai trabalhar a questão do orçamento da saúde sem onerar os cofres públicos?

CC – Apesar de promovermos a ideia de que todas as unidades de saúde funcionarão à noite, pois, ampliaremos o horário de atendimento de todas as unidades de Saúde da Família-USFs até às 22 horas e de que o município deve ter uma presença forte no financiamento da aquisição de medicamentos, não pensamos o dinheiro público irresponsavelmente, como se saísse de uma fonte inesgotável. Eu também sei o que é pagar impostos e sentir-se lesado ao não ver tanta qualidade nos serviços públicos. Mas isso ocorre por várias questões e é preciso ter capacidade para resolver a questão sem demagogia. Por exemplo, comprometo-me a lutar junto com o Ministério da  Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, para potencializar a atenção primária, média e alta complexidades, além dos serviços de urgência e emergência, atenção hospitalar, assistência farmacêutica, ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

BE – O Projeto do BRT deve ser entregue até o final do ano. O novo corredor vai trazer a região central da cidade um novo sistema viário. Na sua gestão o senhor pretende seguir o cronograma e realizar a linha dois do BRT?

CC – Sou radicalmente contra uma gestão abandonar os projetos da gestão anterior simplesmente para ser “do contra”, por mera vaidade e politicagem. Houve críticas ao BRT, mas ele já é uma realidade inevitável para quem fosse contra ou a favor. Em nossa gestão, em vez de sucatear essa obra gigantesca, iremos aumentar as vias. Sim, a linha dois seria útil aos soteropolitanos, mas também faço tudo em diálogo com as pessoas diretamente interessadas, nunca de forma autoritária, portanto, vamos ouvir a população, os empresários, a sociedade civil organizada e a câmara de vereadores para tomar essa decisão.

BE – O sistema de transporte de Salvador é um dos mais caros do nordeste. A qualidade dos ônibus não condiz com o preço pago pela tarifa. O sistema de concessão com a integra pode ser revisto caso eles não cumpram o acordo e não entreguem os ônibus com qualidade a população?

CC – Tudo é possível quando não há retorno satisfatório, mas penso que o diálogo possa resolver a questão. Nós nos comprometemos, antes de tudo, em garantir ao povo que todos os ônibus serão zero quilômetro, com ar-condicionado e câmeras de vídeo-monitoramento. Fora isso, é preciso, claramente, ampliar tanto os pontos de ônibus quanto as vias exclusivas, que tanto auxiliam no tráfego do trabalhador em horário de pico.

BE – O senhor pretende manter todos os eventos de festas que o prefeito ACM Neto criou incluindo o festival da virada, o aniversário de Salvador e o carnaval prolongado?

CC – Não sou contra festas de modo geral. Sou uma pessoa que gosta de curtir as boas atrações da cidade e entende de que elas movimentam a economia, geram emprego e potencializam o turismo. Em nosso programa de governo falamos em fortalecer a festa de Réveillon. Quanto ao aniversário de Salvador, sou super à favor e sempre fiz questão de tornar isso público. E em relação ao carnaval, o que destacamos é  nossa proposta de todo o espaço público ser destinado ao público, não cabendo mais os camarotes privados em espaços públicos, além de que lutaremos para o fim das cordas nos blocos para evitarmos que o folião fique esmagado entre as cordas e as paredes dos camarotes.

BE – Qual será o critério utilizado para escolha do seu vice?

CC – A nova política se faz com boa intenção, capacidade e diálogo sempre. Portanto, tais possibilidades fogem do modo convencional, onde um manda e o outro obedece, com o único fim de obter vantagem pessoal ou para poder ter o tempo de RV e fundo eleitoral do partido daquele ou daquela que pode ser nosso vice. Eu acredito em projeto, em fazer o bom debate. Quem deseja somar, será muito bem vindo, que converse e discuta as possibilidades conosco. O que importa é o melhor para a cidade. Se nosso programa casar com o de algum outro, podemos considerar a possibilidade da composição da nossa chapa.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.