sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COLUNA POLÍTICA: O CARNAVAL FOI UM SUCESSO, MAS PRECISA MUDAR

Redação - 27/02/2020 08:14 - Atualizado 27/02/2020

O carnaval de Salvador foi um sucesso e é inegável sua importância para a economia da cidade. Milhares de turistas vieram a Bahia, o mercado de trabalho formal e informal viabilizou emprego e renda para milhares de baianos, os hotéis ficaram lotados e a movimentação financeira foi estimada em cerca de R$ 1,8 bilhão. Já se disse nesse portal que  o carnaval é o clímax do verão baiano e o verão é a principal atividade econômica de Salvador no primeiro trimestre do ano e isso é a plena verdade. Veja aqui.

Reconhece-se também que uma festa deste tamanho é um desafio para o poder público e sua ação merece aplauso. Mas, apesar do sucesso, o carnaval de Salvador precisa mudar. O circuito Barra/Ondina está superlotado e é uma temeridade permitir que quase dois milhões de pessoas ocupem um espaço tão restrito. O trabalho da Polícia Militar foi excelente, mas não há polícia que possa controlar, sem atritos ou acidentes, milhões de pessoas bebendo e dançando num espaço extremamente reduzido.

O circuito Barra/Ondina está superlotado porque o Carnaval da Avenida está desaparecendo e também porque a construção de mega camarotes avança sobre a rua e empareda o folião. A mega camarotização do carnaval também precisa revista, cerca de duas dezenas de camarotes estão dominando a festa, comercializando através da venda de ingressos ou da publicidade o espaço público e pagando muito pouco por isso, enquanto o governo do Estado e a Prefeitura  bancam o cachê dos artistas.

Foram gastos cerca R$ 20 milhões para colocar os artistas nas ruas, mas se isso está trazendo alegria para o povo, está carreando também superlucros para os camarotes. E são os camarotes que estimulam a superlotação do circuito Barra/Ondina, pois ao reunir a  população mais rica da cidade e sua força econômica e política torna-se um imenso chamariz para os blocos e para os artistas e assim atrai a população.

O fato é que o circuito Barra/Ondina tornou-se inviável e sua manutenção nos atuais padrões será a crônica de uma tragédia anunciada.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.