Saturday, 19 de April de 2025
Euro Dólar

A ELEIÇÃO EM FEIRA DE SANTANA E O DILEMA DE ZÉ RONALDO E ACM NETO

Redação - 04/11/2019 06:00

A eleição municipal em Feira de Santana será uma das mais disputadas da Bahia, mas até o momento o quadro de pré-candidatos é incerto. O DEM tem força no município e tem como nome mais expressivo o ex-prefeito Zé Ronaldo. Eleito quatro vezes prefeito, candidato a Senador e Governador, Zé Ronaldo é a maior liderança do município, mas enfrenta um dilema, que é também do Prefeito ACM Neto, presidente do partido. O dilema está entre apoiar o atual Prefeito Colbert Martins do MDB, candidato à reeleição ou apresentar um nome novo, que poderia ser o  deputado  estadual  e  líder  da  oposição na  Assembleia  Legislativa da Bahia, Targino Machado, que já se declarou pré-candidato.

Colbert não tem uma administração bem avaliada e na última pesquisa do Instituto Paraná apenas 25,7% dos pesquisados consideram sua administração ótima ou boa, enquanto 36,7% avaliaram como ruim ou péssima. Além disso, a mesma pesquisa mostra que Colbert tem alta taxa de rejeição superior a 51% e maior entre todos os candidatos.  Tanto o ex-prefeito Zé Ronaldo quanto ACM Neto  afirmam que  o  partido  ainda não decidiu se terá candidatura  própria, mas apostar na aliança com o MDB no momento em que a população busca um nome novo na disputa pode não ser estratégico.

Targino também registra rejeição alta, mas  foi o deputado mais votado na última eleição com mais de 40 mil votos e, se viabilizasse uma aliança com  ex-deputado  estadual Carlos Geilson se tornaria um candidato forte e apto para entrar numa disputa com Zé Neto, candidato do PT, que aparece como líder na última pesquisa. Zé Neto, que já foi candidato várias vezes sem sucesso, tem como maior obstáculo a rejeição do eleitorado ao PT, mas conta com o apoio do governador Rui Costa, bem avaliado na cidade. Zé Neto poderia aumentar suas possibilidades se conseguisse o apoio de Carlos Geilson, que hoje ocupa cargo no governo Rui Costa e tornou-se um espécie de amuleto desejado por todos. Só que Geilson é uma liderança expressiva, teve mais de 30 mil votos na eleição para deputado estadual, está sem partido e poderia lançar sua própria candidatura.

E a disputa em Feira de Santana parece cada vez mais incerta já que a deputada federal  Dayane Pimentel (PSL), que apareceu muito bem na última pesquisa e se preparava para a disputa, perdeu terreno por conta da briga no PSL e por ter se colocado em campo contrário ao presidente Jair Bolsonaro e ter perdido o cargo de vice-líder do partido. Vários outros pré-candidatos já se apresentaram, inclusive o Irmão Lazáro que ainda não definiu se saíra candidato, mas nesse momento única certeza mesmo é que Feira de Santana terá uma das mais disputadas eleições municipais da Bahia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.