domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

RUI COSTA E ACM NETO VÃO FAZER UM MMA NA MODALIDADE GESTÃO E O RINGUE SERÁ A CIDADE DE SALVADOR

Redação - 22/08/2019 15:47 - Atualizado 22/08/2019

Ao que tudo indica, a eleição para Prefeitura de Salvador no ano que vem vai ser um verdadeiro MMA de quem tem mais capacidade de gestão e o ringue vai ser a cidade de Salvador. No lado esquerdo do ringue, estará o governador da Bahia, Rui Costa (PT), com aprovação de 80,2% do eleitorado baiano, sendo que 32,6% consideram a gestão boa e 17% ótima, segundo levantamento da Paraná Pesquisas, encomendado pelo site Bahia Notícias, e divulgado neste quinta-feira. No lado direito do ringue, estará o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ostentando a aprovação de 73% dos eleitores da capital baiana, sendo que, desses, 57,4% consideram sua gestão ótima ou boa.

Rui Costa é reprovado por apenas 17% dos eleitores, que consideram a gestão do petista ruim ou péssima. Já o Prefeito ACM Neto ostenta um índice de reprovação de 22%, também considerado baixo. Como se vê, os dois contendores estão preparados e apresentam excelente performance, mas há um problema: nenhum dos dois vai entrar no ringue e a luta vai ser para ver quem tem maior capacidade de transferir seus votos para um ou vários aliados. E, segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Paraná,  a luta estaria empatada, pois 39% dos soteropolitanos votariam em um candidato apoiado por ACM e cerca de 30% votaria em uma indicação vinda do governador da Bahia, Rui Costa. Mas, vale ressaltar, essa suposta transferência é de mensuração frágil.

Na verdade ninguém sabe exatamente qual a capacidade de transferência de votos de um prefeito bem avaliado ou um governador bem avaliado para o seu candidato, especialmente porque ainda está muito fresco na lembrança do eleitor a experiência de Lula, que tirou uma candidata do bolso do colete e deu no que deu. Tampouco se sabe ainda qual será a influencia do governo Bolsonaro na preferência do eleitor, embora hoje ele seja  reprovado por mais de 55% da população baiana, segundo a mesma pesquisa.  O fato é que o ringue está montado, mas ainda vai demorar até que os contendores comecem efetivamente a lutar. (EP – Coluna Política em 22/08/2019).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.