sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

PATRIC PITON – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES DA BAHIA (AJE)

admin - 03/12/2018 07:00

BE- O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. O empreendedor jovem que deseja montar seu primeiro negócio fica limitado pela alta carga de impostos que o governo federal e estadual impõe. O que o senhor poderia comentar a respeito?

PP- De fato, a alta carga tributária é um dos principais fatores de entraves para o jovem empreendedor. A pesquisa do perfil do jovem empreendedor brasileiro, realizada pela CONAJE neste ano, identificou a burocracia e impostos como o principal fator de desafio externo para o sucesso de um negócio de um jovem empreendedor, totalizando 75%. Faz-se necessário que o governo crie projetos de desburocratização e simplificação tributária além de incentivos para as micro e pequenas empresas durante os primeiros anos.

BE- A reforma trabalhista completou recentemente um ano. Porém, o clima de insegurança jurídica ainda é grande. existem processos que ainda não tem uma conclusão clara. Qual a importância da reforma para o empreendedor jovem?

PP- A reforma trabalhista veio para contribuir com a flexibilização das relações trabalhistas, possibilitando que mais empregos sejam gerados além de relações trabalhistas menos burocráticas. Países mais desenvolvidos possuem relações trabalhistas mais flexíveis, possibilitando que os empreendedores e seus colaboradores definam as suas relações. Muitas vezes o colaborador queria tirar férias segmentadas em 10 dias e não podia porque a legislação só permitia repartir em 2 vezes, por exemplo. Sendo assim, a reforma vem para trazer ganhos ao desenvolvimento dos negócios.

BE – quais os principais pontos que serão abordados no congresso?

PP- O Congresso Nacional de Jovens Empreenderes irá abordar diversos assuntos vitais para os negócios: marketing de conteúdo, gestão de finanças empresariais, PNL para vendas, implantação de um programa de compliance, megatendências de agronegócios e governança corporativa, empreendedorismo feminino, startups, propósito e muitos outros. Serão realizadas oficinas, casos de sucesso e insucesso de empreendedores, palestras e painéis.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.