terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.553 Dólar 5.1244

CONHEÇA A FRIENDS ARENA, O ESTÁDIO ANTI-BULLYING DA SUÉCIA

Redação - 22/05/2018 13:14 - Atualizado 22/05/2018

Não, não é por causa do seriado de TV norte-americano. O maior estádio da Suécia se chama Friends Arena por outro motivo: o objetivo do local é alertar a população sueca contra o bullying sofrido por 66 mil crianças no país a cada ano.

Assim que o estádio Rasunda foi demolido em 2013 – estádio histórico onde foi disputada a final da Copa de 1958, quando o Brasil venceu o Mundial pela primeira vez, justamente contra os suecos –, a Friends Arena, recém-construída na época, passou a ser o estádio nacional da Suécia. Atualmente, é a casa do AIK, time de maior torcida do país.

– A construção da Friends Arena foi financiada pelo banco Swedbank, por isso, o primeiro nome do estádio foi Swedbank Arena. Em 2012, o banco sueco doou os direitos do estádio para a Fundação Friends, uma ONG que realiza diversas campanhas contra bullying nas escolas e nos clubes esportivos – explica o jornalista sueco Sujay Dutt.

Pelo estádio, estão espalhadas diversas estátuas de crianças, acompanhadas dos dizeres: “Todo ano, na Suécia, 66 mil crianças sofrem bullying”. Na fachada da Friends Arena, um texto também explica o objetivo da fundação, ao lado do nome, que está sempre acompanhado de um coração amarelo, parte da logo da ONG.

A arena, inaugurada em 2012, tem capacidade para 50 mil torcedores. O primeiro jogo foi um amistoso da seleção sueca, em novembro daquele mesmo ano, quando Ibrahimovic marcou um lindo gol de bicicleta na vitória por 4 a 2 contra a Inglaterra, que lhe rendeu o prêmio Puskás de gol mais bonito do ano.

Em 2013, o estádio também recebeu a final da Eurocopa feminina, quando 41 mil espectadores ocuparam as arquibancadas na vitória por 1 a 0 da Alemanha sobre a Noruega. Essa partida marcou um recorde de público para a Euro feminina até aquele ano.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.