sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

FINTECHS VÃO ESTIMULAR A COMPETIÇÃO, DIZ BC

Redação - 27/04/2018 10:03 - Atualizado 27/04/2018

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse nesta sexta-feira (27) que a regulamentação das fintechs de crédito, anunciada na véspera, vai estimular a competição no setor bancário, o que poderia levar à redução de juros. “Dar crédito através de fintechs é uma forma mais simples, mais inovativa, estimula a competição”, disse em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.

Segundo Ilan, a inclusão dessas startups no ambiente regulado aconteceu a pedido do próprio setor. “É uma forma de negócio que vem reduzir custos e mudar o sistema”, completou. O presidente do BC disse que os juros bancários “podem e devem ser reduzidos” e destacou outras medidas tomadas pelo órgão para promover essa queda, como as mudanças nas regras do cartão de crédito rotativo, também anunciadas na véspera.

Entre as alterações está a limitação no valor dos encargos em caso de atraso e o fim da exigência de pagamento mínimo de 15% da fatura para o cliente entrar no chamado “rotativo regular”. Ilan afirmou ainda que o ritmo atual de redução do spread bancário – diferença entre o que os bancos pagam para captar dinheiro e o que ganham ao emprestar – não é diferente dos registrados em outros ciclos de corte da taxa básica de juros da economia, a Selic. (G1)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.