terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

ENTREVISTA COM CÉLIA SACRAMENTO DA REDE DE SUSTENTABILIDADE

Redação - 06/08/2018 07:00 - Atualizado 08/08/2018

BE – Candidato um dos maiores problemas que a Bahia tem hoje é a questão da saúde. O sistema de regulação imposta pelo governo do estado não tem sido eficiente e as pessoas estão sofrendo muito nas filas. Qual a sua proposta para melhorar a saúde do estado?

CS- A saúde na Bahia está um caus. O sistema único de saúde (SUS) não funciona. As Upa´s estão tendo que atender a demandas muito seria, pois os hospitais não têm vagas e não tem estrutura. Nossa proposta é de valorizar os profissionais da saúde. Valorizar as pessoas que trabalham com a saúde preventiva, como os agendes de endemias. O principal ponto que nós estamos propondo para saúde no estado é trabalhar com a questão da saúde preventiva. Existe uma pesquisa que mostra que dois terços da população sofrem com doenças por causa de falta de higiene. Isso é falta de gestão do governo. Precisamos trabalhar com a saúde preventiva. A população comendo mais e melhor, a população tendo mais cultura e lazer.

BE- Candidato a oposição ao governador Rui Costa alega que nos quatro anos de governo Rui não inaugurou nenhuma escola nova. Além disso, existem equipamentos escolares que necessitam de reformas. Qual a sua proposta para melhorar a educação do estado?

CS- A educação da Bahia ainda é um problema serio que o governo do estado simplesmente não conseguiu resolver. Nenhuma nova escola em quatro anos de governo. Esse é o legado de Rui Costa na educação. Nós vamos valorizar o professor dando estrutura e melhores condições de trabalho para ele. Vamos implantar um assistente social dentro de escolas para que eles possam cuidar das nossas crianças dando a eles o caminho correto na vida. Vamos também criar mais vagas nas universidades estaduais, com uma valorização do professor e uma valorização dos profissionais de educação. Além de melhorar a estrutura. Vamos adotar a educação em tempo integral e além disse vamos trabalhar para que a criança saia da escola com um direcionamento na vida.

BE- Candidato a segurança pública na Bahia é um dos assuntos mais questionados. Qual a sua proposta para segurança pública?

CS- A segurança pública na Bahia não pode continuar como está. Nós sabemos que o sistema aplicado hoje é ineficiente nesse sentido. Vamos valorizar o profissional da segurança pública. Investir em inteligência na polícia. Evitar que muitos crimes fiquem sem solução. Vamos trabalhar ao lado de associações culturais para evitar que o jovem entre para o mundo do crime. Vamos trabalhar dentro das escolas para evitar que o jovem sofre influencia e mude para o crime. Vamos qualificar os profissionais que trabalham na saúde. Equipar melhor os policiais militares. A nossa proposta está voltada para a preparação de policias mais especializadas. Qualificação profissional e combate preventivo.

BE- Candidato o governo do estado anunciou um grande investimento na área de mobilidade Urbana. O metrô de Salvador é um deles. Porém, a integração proposta pelo governo do estado segundo as concessionárias está dando prejuízo ao sistema. Como o senhor pretende lidar com essa questão?

CS- A melhor forma de lidar com essa questão é através do diálogo. Nós vamos chamar o setor de transporte e achar um termo mais acessível entre a questão da tarifa para o empresário e para a população. Não vamos admitir em nenhuma hipótese que a tarifa sofra um reajuste. Vamos fazer com que o sistema funcione ampliando a integração. Hoje eu digo que o metrô é muito importante para a capital e o sistema de mobilidade deve ser ampliado.

BE- A falta do centro de convenções é um problema gravíssimo para o turismo do estado. A prefeitura anunciou um equipamento e o governo tem um projeto de outro no parque de exposições. Na sua gestão o governo do estado vai construir um equipamento?

CS- O melhor lugar para se ter um bom centro de convenções é no Parque de Exposições. Vamos analisar o projeto e posso garantir que Salvador terá um Centro de Convenções. Vou acabar co a questão política envolvida e tirar esse projeto do papel. Esse projeto tem que ser viável. Não quero que fique anos ai e não saia do papel. Vamos construir um centro posso garantir. Em relação ao Centro da Prefeitura já estive presente na assinatura de um projeto que construiria um shopping naquela região do aeroclube. Não saiu do papel. Vamos ver o que vai acontecer agora.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.