terça, 10 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

NOVA CNH: FIM DA BALIZA OBRIGATÓRIA E NOVO SISTEMA DE PONTOS MUDAM PROVA PRÁTICA EM TODO O BRASIL

Bruna Carvalho - 10/02/2026 12:30

O novo manual que padroniza os exames práticos de direção em todo o país trouxe mudanças significativas para quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais alterações estão o fim da baliza como etapa obrigatória e a adoção de um novo sistema nacional de pontuação para avaliação dos candidatos.

Pelas novas regras, cada infração cometida durante a prova passa a ter um peso específico, e o candidato será aprovado desde que não ultrapasse o limite de 10 pontos. Além disso, deixa de existir a infração única que resultava em reprovação imediata.

As faltas passam a ser classificadas da seguinte forma:

  • Infrações leves: 1 ponto;
  • Infrações médias: 2 pontos;
  • Infrações graves: 4 pontos;
  • Infrações gravíssimas: 6 pontos.

“A adoção de parâmetros nacionais visa conferir coerência ao processo avaliativo, reduzir assimetrias regionais e fortalecer a confiança da sociedade no sistema de habilitação”, diz o próprio manual.

Confira outras mudanças na prova prática, de acordo com o Ministério dos Transportes:

  • O estacionamento segue como parte obrigatória do exame. Ao final do percurso, o candidato deve parar o veículo e realizar o desembarque de forma segura, conforme determina a legislação de trânsito.
  • Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) são obrigados a seguir as diretrizes nacionais. As normas são únicas para todo o país e não podem ser alteradas pelos estados. No entanto, o trajeto da prova pode variar de acordo com as características de cada cidade, como vias, sinalização e espaços urbanos.
  • É permitido realizar o exame prático com veículo automático, desde que ele esteja regularizado e equipado com todos os itens obrigatórios previstos na legislação de trânsito.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.