terça, 28 de outubro de 2025
Euro Dólar

POLÍCIA CIVIL REALIZA AÇÃO EDUCATIVA NO SALVADOR SHOPPING PELA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS NA WEB

Victoria Isabel - 28/10/2025 15:35

O cuidado e a proteção de crianças e adolescentes que se divertem em jogos online, conversam em aplicativos de mensagens destes games e navegam em outros ambientes virtuais é o maior objetivo de uma ação educativa que a Polícia Civil realiza em parceria com o Salvador Shopping, no piso L1, próximo à loja Studio Z, quarta-feira (29), entre 11 e 15 h.

A iniciativa faz parte da Operação Brilho do Amanhã, deflagrada pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes (Dercca) e o Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca).

Policiais do Nercca e da Dercca realizam esclarecimentos, instruções e simulações nos jogos da internet para as famílias, acerca dos riscos e cuidados no ambiente virtual, principalmente nos bate-papos de games. O objetivo é que as famílias consigam proteger crianças e adolescentes dentro da web contra a atuação de criminosos, que utilizam técnicas e expertises para acessar e manter contato com as vítimas.

Desde junho deste ano dezenas de pessoas foram retiradas do convívio social pela Polícia Civil por cometerem práticas criminosas relacionadas à violência sexual, exploração, divulgação e comercialização de imagens de pornografia infantojuvenil, além da incitação a tortura e ao suicídio de crianças e adolescentes no ambiente virtual. As equipes especializadas realizam investigações com utilização de técnicas de inteligência policial no ambiente cibernético e uso de recursos tecnológicos.

Foto: Tony Silva / Ascom-PCBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.