segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0849

PREFEITURA ESTABELECE PROTOCOLO PARA LIDAR COM O CALOR DURANTE EVENTOS EM SALVADOR

LIZANDRA MUNIZ - 21/11/2023 16:58

Com a intensificação das festas de verão, que reúnem grandes multidões, a Prefeitura de Salvador está preparando protocolos que serão adotados nos casos em que o calor estiver mais quente o normal. Está sendo considerando pelo órgão a distribuição de água, protetor solar e até carro-pipa.

Atualmente, na capital baiana os termômetros têm marcado máximas de 33 graus, mas a sensação térmica é ainda maior. O prefeito Bruno Reis (União Brasil), nesta terça-feira (21), comentou sobre o tema durante o lançamento de um programa para a Educação. O gestor disse estar observando o que outras cidades do Brasil e do mundo estão tomando providências para o enfrentamento ao calor.

“Vamos fazer licitações para compra de águas, protetor solar e teremos que adotar procedimentos. No momento certo, chamar o trade de eventos e ver quais medidas podemos adotar para evitar que o caso que infelizmente ocorreu no Rio de Janeiro possa ocorrer aqui. Vamos nos preparar com os contratos, ter os produtos à disposição e, muito provavelmente, vamos ter que adotar protocolos caso o calor chegue no verão nessa intensidade em Salvador”, afirmou.

Ele frisou que a medida é para evitar problemas e para ter cuidado. A vice-prefeita, Ana Paula Matos, que também é secretária municipal de Saúde, está encarregada desse estudo. Ela contou que distribuição de água, protetor solar e uso de carro-pipa são opções, mas frisou que Salvador ainda não está nessa situação. Apesar da sensação térmica ser incomodante, está dentro da normalidade.

“Estamos desenvolvendo um plano de contingência, avaliando como outros estados e outras cidades estão fazendo para que a gente possa construir sugestões. Hoje, não estamos em uma situação que precise de imediato desses protocolos, mas já estamos conversando sobre a necessidade de medidas em grandes eventos nesse verão, mas por enquanto, pela temperatura de Salvador, ainda não se faz necessário”, afirmou.

(Correios)

 

 

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.