quarta, 06 de agosto de 2025
Euro Dólar

EMBASA INTERROMPE FORNECIMENTO EM TODOS OS BAIRROS DE SALVADOR E MAIS 12 CIDADES

João Paulo - 05/08/2025 07:00 - Atualizado 05/08/2025

O fornecimento de água foi interrompido em todos os bairros de Salvador e mais 12 cidades baianas na madrugada desta terça-feira (5). Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a parada generalizada ocorre devido a uma grande operação de manutenção e melhoria e deve durar todo o dia. Os seguintes municípios são afetados: Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.

A interrupção de água começou às 3h, quando cerca de 500 profissionais, distribuídos em 50 equipes, começaram os serviços na captação de água de Pedra do Cavalo, em estações de tratamento, reservatórios e em diversos pontos da rede distribuidora. “São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações foi planejado e tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras. Será um esforço concentrado, com a execução simultânea de manutenções e serviços de melhoria que vão garantir maior confiabilidade e segurança hídrica para os sistemas”, ressalta Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com ela, no caso de Salvador, a parada do fornecimento de água acontece porque, desta vez, será feita manutenção em equipamentos que integram as duas partes do sistema: a parte que recebe água de Pedra do Cavalo e a parte que recebe água do rio Joanes. Por isso, todo o município será afetado. “Esses serviços são fundamentais para que o sistema de abastecimento possa seguir funcionando bem. É como um carro que precisa ser levado para revisão de tempos em tempos, para verificar tudo, trocas as peças que estão no limite da vida útil, para evitar que quebrem depois”, acrescenta Joana Rolemberg.

Crédito: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.