domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0901 Dólar 5.8319

CIDADES BAIANAS ATINGIDAS POR CHUVAS RECEBEM APOIO FEDERAL

Tácio Caldas - 25/04/2023 18:23 - Atualizado 25/04/2023

Duas cidades devem ter situação de emergência decretada no Diário Oficial da União desta quarta

Os municípios do sul da Bahia, atingidos pelas fortes chuvas, estão recebendo apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foram para as cidades dar apoio a equipes de defesa civil local e prefeituras. Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro estão entre as cidades mais atingidas.

O objetivo do Gade na Bahia é avaliar as necessidades de cada município, ajudar os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos para assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais, para que as cidades retomem a sua normalidade.

“Em Ilhéus, foram realizadas visitas nos locais atingidos por deslizamentos, feito os planos de trabalho de assistência humanitária e restabelecimento, e será feito um mapeamento, por meio de drone. Já em Santa Cruz Cabrália, tivemos uma reunião nesta terça-feira com a defesa civil local e vamos fazer o plano de trabalho do município”, informa o chefe de serviço da Coordenação de Ações Especializadas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MIDR e líder do Gade na atuação na Bahia, Rodrigo Lindinger.

De acordo com as defesas civis locais, até o momento, existem cerca de 6 mil pessoas entre desabrigados e desalojados. Nesta quarta-feira (26), está prevista a ida de uma equipe de engenharia da Defesa Civil Nacional a Santa Cruz Cabrália e a Porto Seguro para, por meio de drones, fazer o mapeamento de áreas de riscos nas duas cidades.

Além dessas ações, também está previsto o reconhecimento federal da Situação de Emergência de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália, a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

 

Foto: Rafael Martins/GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.