quarta, 27 de novembro de 2024
Euro 6.1096 Dólar 5.8122

30 MIL ALUNOS DE 113 ESCOLAS FICAM SEM AULA POR FALTA D’ÁGUA

João Paulo - 16/03/2023 06:54

Devido a falta de água em 102 bairros e localidades de Salvador gerada por uma obra da Embasa pelo menos 30 mil alunos de 109 escolas da cidade deixaram de estudar, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O número de estudantes pode e deve ser ainda maior já que, procurada pela reportagem para informar sobre o impacto na rede estadual, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sec) não respondeu até o fechamento desta matéria.

A falta de água é devido uma obra da Embasa que interliga um trecho de quatro quilômetros de duplicação de adutora no sistema integrado de abastecimento (SIAA) de Salvador. A previsão de retorno do serviço era às 0h da terça-feira, o que não aconteceu até então em diversos bairros. Presidente da Embasa, Leonardo Góes explica o porquê:

“Uma válvula de dois metros instalada na adutora, depois que retomamos o serviço, apresentou um problema de fábrica e não vedou como deveria. A empresa fornecedora, inclusive, virá para Salvador fazer perícia”, diz. Góes conta ainda quando o serviço deve ser retomado integralmente. “Foi necessário esvaziar a adutora e substituir o equipamento. […] Concluímos o ajuste às 3h desta quarta-feira. O serviço volta de maneira gradual e, até o fim da noite de quinta-feira, vai estar totalmente normalizado”, garante o presidente.

Apesar da previsão de retomada total para o fim da noite de quinta-feira (16), diversos bairros devem ver a água voltando ainda nesta quarta. Isso porque o retorno é gradual e o bairros com reservatórios e mais próximos à rede, geralmente, voltam a ter água primeiro. Os últimos são os bairros mais periféricos da rede e os que são, geograficamente, mais elevados por conta pressão que os reservatórios, ainda não cheios, precisam ter para que a água chegue por lá.

Fonte: Correio

Foto: (EBC)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.