O projeto da nova orla de Pituaçue Patamares, cujas obras devem começar em outubro próximo, vai requalificar cerca de 4 km de orla, desde a entrada da Avenida Jorge Amado até a terceira ponte. A Avenida Octávio Mangabeira, a partir das quadras de tênis, acima do antigo clube do Bahia, passará a utilizar o canteiro central, de tal modo que os dois sentidos – Barra-Itapuã e Itapuã-Barra – seguirão em paralelo, praticamente colados.
Para isso, a prefeitura de Salvador desapropriou áreas do canteiro central do trecho da Avenida Octávio Mangabeira, entre os bairros de Pituaçu e Patamares. Foram 22 áreas de terrenos, desapropriados, totalizando 75 mil m². Essa área requalificada deve receber o novo circuito do Carnaval.
A orla entre Pituaçu e Patamares terá ciclovia, pista de caminhada, quadras de esporte e um grande calçadão com 20 metros de largura e cerca de 4km de calçadão, com pontos comerciais. Haverá quiosques maiores que os que atualmente existem em outras áreas da orla. O projeto foi elaborado pela Sotero Arquitetos. Veja o vídeo.