sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PLANO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE É APROVADO COM A INCLUSÃO DE OBRAS ESTRUTURANTES PARA BAHIA

Douglas Santana - 11/07/2023 19:00 - Atualizado 12/07/2023

O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se reuniu em Recife, nessa segunda (10), onde debateram pautas estratégicas para a região Nordeste, incluindo o PRDNE – Plano Regional de Desenvolvimento (2024-2027), que define os eixos, programas e ações estratégicas que devem ser priorizadas no período, além das diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional – FNE 2023.

Representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, destacou a importância da Sudene para o fortalecimento das iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável na região Nordeste, e a importância de compatibilizar a visão de futuro expressa nos Planos Plurianuais estaduais, que estão em fase elaboração, com o Plano de Desenvolvimento do Nordeste.

“Sob a liderança do governador Jerônimo, estamos comprometidos no Governo da Bahia com a superação das desigualdades regionais, buscando sempre soluções inovadoras e alinhadas com as demandas e necessidades, especialmente, dos que mais precisam da atenção do poder público. Com planejamento, gestão estratégica e políticas públicas efetivas, conseguiremos construir um Nordeste ainda mais forte, próspero e inclusivo”, defende o secretário.

O novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, tomou posse durante a reunião do conselho da autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que integra o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. Ele explicou que o PRDNE conta com 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e 23 ministérios parceiros.

Confira alguns dos projetos estruturantes da Bahia selecionados para integrar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (2024-2027):

  • Requalificação da malha ferroviária (Fiol e Ferrovia Centro Atlântica);
  • Duplicação e restauração da BR-242 (Trecho Barreiras/Luis Eduardo Magalhães);
  • Implantação do Porto Sul;
  • Extensão do Metrô de Salvador e Lauro de Freias;
  • Programa Bolsa Presença;
  • Expansão do Cinturão Digital do Nordeste (Projeto Rede Troncal);
  • Canal do Sertão;
  • E a implantação de barragens (Morrinhos, Rio da Caixa e do Sincorá).

Estiveram presentes na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene diversos Chefes de Estado e autoridades, como Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Além disso, presidentes e representantes de instituições e entidades também marcaram presença, como: Paulo Câmara (presidente do BNB); André Sampaio (representante da Confederação Nacional de Municípios); José Álvares Vieira (representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA); Raimundo Lopes Júnior (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI); Júlio Pinheiro (representante da Associação Brasileira de Municípios – ABM).

 

Foto: Douglas Fagner

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.