A Assembleia Legislativa da Bahia votará na quarta-feira, 22, o projeto de reajuste do funcionalismo público, enviado na última sexta, 17, pelo governador Rui Costa. A ideia era votar a pauta nesta segunda-feira, 20, mas a falta de apoio entre as bancadas atrasou o processo.
A proposta define reajuste linear de 4% para todo o funcionalismo público, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo estadual, além de reestruturações (com incrementos) para servidores de áreas como educação, saúde e segurança pública. Para alguns segmentos, o reajuste chega a até 22%.
“Trabalhamos com a premissa de assegurar ganhos maiores aos servidores com menores remunerações. Empreendemos esforços para melhorar os salários de forma responsável, mas sempre com atenção aos limites da capacidade financeira do Estado”, afirma o governador Rui Costa, em nota.
De acordo com o governo do Estado, os esforços para a concessão do reajuste ocorrem no cenário de dificuldades financeiras. Segundo o Estado, atualmente o déficit previdenciário da Bahia é de R$ 5,8 bilhões, e a previsão é de que atinja R$ 6,4 bilhões em 2022.
Foto: Divulgação