A criação e instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar o desempenho da Coelba concessionária de energia elétrica da Bahia, empresa do grupo Neoenergia, assinada por parlamentares de diversos partidos é a reação política a uma queixa generalizada contra a empresa tanto entre consumidores residenciais quanto empresariais. Apesar dos grandes lucros da empresa, que registrou um lucro líquido de R$10 bilhões no último quadrimestre, mas os serviços prestados deixam a desejar e as criticas quanto a tarifas elevadas, a pouca transparência da composição tarifária e os absurdos relacionados com prazos e custos nas solicitações de ligação são constantes.
O portal Bahia Econômica ouviu alguns empresários ligados ao segmento de grandes consumidores e as queixas referem-se como principal problema a falta de planejamento na expansão do sistema, que vem prejudicando os investimentos no estado. Além disso, os grandes consumidores afirmam que são gravados com prazos muito longos e custos absurdos, a exemplo daqueles relacionados com as religações e o próprio fornecimento de energia.
Afirmam também que a Coelba não tem um serviço de apoio e informação e que não existe um canal de comunicação qualificado. Muitas empresas estão deixando a Coelba e entrando para o mercado livre de energia onde o custo é muito menor. E em várias regiões do Estado há investidores que afirmam que os serviços da concessionária estáo sendo um empecilho para a agilidade dos novos investimentos.