domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1608

FONTES DE ÁGUA QUE ABASTECIAM SALVADOR ESTÃO ENTREGUES AO DESCASO

Redação - 14/10/2022 13:15 - Atualizado 14/10/2022

Antes mesmo da capital baiana possuir um sistema de canalização, Salvador contava com diversas fontes públicas que serviam como principal recurso de abastecimento e acesso à água nos bairros.

Com o crescimento da população, fez-se necessário a construção de um novo sistema de água, implantado em 1910. No entanto, com o passar dos anos, as fontes entraram no esquecimento, sendo abandonadas e colocadas em segundo plano.

Apresentando diversos problemas, como a falta de manutenção, necessidade de reformas em suas instalações, essas fontes, com raras exceções, encontram- -se degradadas e relacionadas à sujeira, pobreza e exclusão social. Resultando na desvalorização do seu significado social e ambiental por parte dos moradores da Cidade e da ausência de políticas públicas voltadas para a sua conservação.

As intervenções dos Órgãos responsáveis ocorrem de forma paliativa. Segundo moradores, limpezas são realizadas apenas superficialmente, geralmente em datas comemorativas, “maquiando” a real situação, não se configurando como uma intervenção eficaz.

Algumas das fontes estão sob a supervisão da Fundação Gregório de Matos, instituição mantenedora de 19 fontes públicas. Segundo a diretoria da fundação apenas 6 das 19 fontes estão em processo de revitalização, sem data prevista para a conclusão das obras. Tendo uma parcela das fontes da responsabilidade estadual e outra parte sob fiscalização federal, quando perguntadas, as instituições não sabem ao certo o número de fontes catalogadas, e nem o seu estado atual.

A falta de um profissional que forneça informações sobre a procedência e a situação atual dos patrimônios, faz com que a procura pelo paradeiro da nossa própria história seja omitida. Assim como medidas de revitalização dos centros históricos, em geral igrejas e museus, a valorização de fontes também é de extrema importância histórica.Escondidas, sujas e entregues à marginalização sendo utilizadas como depósito de lixo, lava-jato e até mesmo ponto de encontro para usuários de drogas, é desta forma que se encontra a história de Salvador.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.