sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

GUEDES VOLTA A DEFENDER REFORMAS E DIZ QUE PODE LIBERAR FGTS

Redação - 30/05/2019 12:32

Após divulgação da retração do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje (30), que, para o Brasil atingir o “sonho do crescimento”, reformas estruturais, como a da previdência e a tributária, precisam ser aprovadas.

“Nós não vamos fazer truques, nem mágicas, vamos fazer as reformas sérias”, afirmou o ministro. De acordo com ele, medidas artificiais de estímulo à economia, como uma “liberaçãozinha” de recursos, ou corte artificial dos juros, já foram implementadas no passado sem sucesso, gerando o que ele classificou como um padrão de “voo de galinha” na economia (crescimento baixo e inconsistente).

“O voo da galinha, já fizemos várias vezes. Faz uma liberaçãozinha aqui, baixa artificialmente os juros para reativar a economia. Aliás, foi assim que o último governo caiu, caiu por irresponsabilidade fiscal, juros baixos, tentando estimular a economia. Nós não vamos fazer truques, nem mágicas, vamos fazer as reformas sérias”, declarou.

Segundo o G1, apesar disso, o ministro disse que a equipe econômica está estudando medidas de estímulo. “Vamos liberar PIS/Pasep, FGTS, mas assim que saírem as reformas. Se abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo da galinha. Você voa três quatro meses porque liberou, e depois afunda tudo outra vez. Na hora em que fizer as reformas fundamentais, e aí sim libera isso, é como se fosse a chupeta de bateria [de carro, ou seja, um estímulo inicial ao PIB]. Senão anda três metros e para tudo outra vez”, declarou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.