DEFESA DE TEMER PEDE AO STF ANULAÇÃO DE INDICIAMENTO PROMOVIDO PELA PF
BANCADA DE OPOSIÇÃO COBRA EXPLICAÇÕES DE RUI SOBRE POSSÍVEL PRIVATIZAÇÃO DA EMBASA
BAHIA LIDERA RANKING DE UNIDADES DE SAÚDE PRONTAS, MAS SEM FUNCIONAMENTO

CID GOMES DIZ NO PROGRAMA DE HADDAD QUE VAI VOTAR NELE

SETOR FINANCEIRO APRESENTA CRESCIMENTO DE 15% NO NÚMERO DE TRANSAÇÕES
SETOR FINANCEIRO APRESENTA CRESCIMENTO DE 15% NO NÚMERO DE TRANSAÇÕES

O mercado de fusões e aquisições no Brasil tem acumulado um crescimento contínuo no último ano. Relatório apresentado pela PwC mostra que até setembro de 2018, o Financeiro foi o que apresentou o número mais expressivo, com um aumento de 15% em relação ao mesmo período em 2017, o que equivale a 39 transações realizadas. No total, nos setores analisados – T.I., Financeiro, Serviços Auxiliares, Serviços Públicos e Serviços de Saúde – foram anunciadas 470 transações, volume 1% superior a 2017.

Ocupando a fatia de 8% do total transacionado durante o ano, o setor Financeiro fica atrás somente de T.I., que representa 21% das transações realizadas em 2018. Já quando analisado somente o mês de setembro, a participação do Financeiro no mercado de fusões e aquisições chega a 11%. Entre os investimentos efetuados em Financeiro que se destacaram está a compra minoritária da corretora digital de seguros Ciclic, pelo valor de R$ 22,25 milhões, realizada pela BB Seguridade, braço de seguros e previdência do Banco do Brasil, por meio da BB Corretora de Seguros.

O relatório mostra ainda que o Nordeste ocupa a 3ª posição entre as regiões que mais recebem atração de investidores, com 8% da fatia do mercado. Em primeiro e segundo lugar vem as regiões Sudeste e a Sul, com 67% e 12%, respectivamente. O Centro-Oeste fica em quarto lugar com 3% e o Norte vem em seguida com 2%.

Os investidores nacionais também se destacam em relação aos estrangeiros, e participam em 65% das transações anunciadas. Eles somam um total de 289 transações – crescimento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2017. Já os investidores estrangeiros apresentaram uma regressão de 14% em relação ao mesmo período de 2017, com 157 transações em 2018 contra 183 no ano passado.

NÚMERO DE NOVAS EMPRESAS CRESCEU 4,5% NO 3º TRIMESTRE, DIZ BOA VISTA SCPC
NÚMERO DE NOVAS EMPRESAS CRESCEU 4,5% NO 3º TRIMESTRE, DIZ BOA VISTA SCPC

O número de novas empresas cresceu 4,5% no 3º trimestre em relação ao trimestre anterior, acumulando um avanço geral de 11,7% no ano frente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com levantamento da Boa Vista SCPC.

Na classificação por forma jurídica, os MEIs (Microempreendedor Individual) se destacaram, com crescimento de 7,1% em relação ao segundo trimestre, enquanto os outros tipos de empresas recuaram 3,4% na mesma base de comparação. No resultado acumulado do ano, as MEIs já representam 77,8% dos casos.

Na composição por setores, Serviços atingiu representatividade de 57,9% no acumulado do ano até o 3º trimestre, ante 55,8% observados no mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o Comércio e a Indústria tiveram queda na participação, para 33,8% e 7,4%, respectivamente. A área rural tem participação de 0,9%.

OTHON PALACE FECHA, MAS CAMAROTE PLANET BAND SE MANTÉM NO LOCAL
OTHON PALACE FECHA, MAS CAMAROTE PLANET BAND SE MANTÉM NO LOCAL

A estrutura do camarote Planeta Band não mudará de endereço. Completando 17 anos no carnaval de 2019, a Camarote Marketing Produções, responsável por organizar o espaço, informou que ele continuará suas atividades no Othon Palace, apesar do hotel anunciar que irá fechar as portas a partir de amanhã (18).

ARENA FONTE NOVA E AEROPORTO DE SALVADOR ESTABELECEM PARCERIA INÉDITA
ARENA FONTE NOVA E AEROPORTO DE SALVADOR ESTABELECEM PARCERIA INÉDITA

Nesta quarta-feira (dia 17), a Fonte Nova Negócios e Participações e a Concessionária do Aeroporto de Salvador assinaram termo de parceria e cooperação. O objetivo é promover ações conjuntas com foco no turismo, cultura, entretenimento e negócios em Salvador. Através dessa parceria, inédita no Brasil entre uma arena multiuso e um aeroporto, pretende-se ativar e integrar a cadeia produtiva desses setores com a finalidade de incrementar a economia na cidade e no estado.

A cerimônia foi realizada na própria Arena Fonte Nova, nos momentos que antecederam ao show de Roger Waters e teve a participação de convidados do Trade Turístico e das Principais Entidades da Bahia. A apresentação do ex-líder da banda Pink Floyd reuniu aproximadamente 30 mil pessoas, com grande número de turistas e foi mais um grande evento internacional que a Arena Fonte Nova recebeu, nestes últimos anos. Os próximos eventos que ocorrerão na Arena tem um grande potencial de atração de turistas: Festival de Verao, Pagodin, Ensaios de Verão, Carnavalito. Alem disto, a Arena será a única do Norte e Nordeste a sediar os jogos da Conmebol Copa América Brasil. Essa será a quarta competição internacional de futebol na Arena Fonte Nova. Só o Mineirão e Maracanã estão neste seleto grupo.

RUI DEFENDE PRESIDENTE QUE ‘GOSTE DA BAHIA’
RUI DEFENDE PRESIDENTE QUE 'GOSTE DA BAHIA'

Durante as reuniões que participou pelo interior da Bahia nesta quarta-feira (17), o governador Rui Costa (PT) destacou a importância de um presidente que tenha “compromisso com os brasileiros, que valorize a educação, os projetos sociais, a paz e a família e não a violência e o desprezo pela democracia”. Rui participa da campanha à Presidência da república de Fernando Haddad (PT).

Na conversa com lideranças dos territórios de identidade Médio Sudoeste e Litoral Sul, Rui agradeceu sua reeleição e os 60% dos votos dos baianos para Haddad, mas pediu empenho para ampliar a votação do presidenciável do PT no segundo turno: “nosso objetivo é garantir 80% de votos válidos para Haddad na Bahia”, afirmou. Na opinião do governador, “a educação, a fé em Deus e amor da família são os maiores valores que vamos passar aos nossos filhos e ele reúne todos esses atributos. O governo de Haddad não será do PT, mas de todas as forças democráticas capazes de fazer o Brasil retomar o caminho do desenvolvimento, com respeito à convivência de todos os seus cidadãos”.

Ao lado do senador eleito pelo PSD, Angelo Coronel, e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, além de prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças regionais, Rui defendeu uma ampla mobilização de todos os baianos e brasileiros nessa reta final do segundo turno para levar Haddad à vitória. “Com Haddad, faremos mais e melhor. A eleição dele vai garantir a continuidade e ampliação de investimentos importantes no sul do estado, como a conclusão da FIOL, a construção do Porto Sul e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna [BR-415], além da recuperação da lavoura cacaueira, responsável pela geração de milhares de empregos”, afirmou em entrevista para rádios da região de Itabuna.

BANCADA DE OPOSIÇÃO COBRA EXPLICAÇÕES DE RUI SOBRE POSSÍVEL PRIVATIZAÇÃO DA EMBASA
BANCADA DE OPOSIÇÃO COBRA EXPLICAÇÕES DE RUI SOBRE POSSÍVEL PRIVATIZAÇÃO DA EMBASA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), teria esperado resultado eleitoral no estado passar, para supostamente surpreender a população baiana com uma ação que deve mudar a gestão do saneamento básico e do abastecimento de água no estado. A avaliação é do deputado estadual Luciano Ribeiro.

Ele argumenta sobre o assunto citando notícia veiculada hoje (17), na qual há referência sobre uma suposta privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pelo Governo do estado a partir de 2019.

De acordo com o texto, veiculado pela revista Veja, a ação seria uma das tentativas da gestão Rui Costa equilibrar as contas públicas do estado. Em nota distribuída á imprensa, o líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Luciano Ribeiro (DEM), questiona a possível iniciativa do Governo e exige esclarecimentos, já que está em jogo o futuro de uma estatal criada há mais de 40 anos. Além disso, Ribeiro cobrou ao governo informações sobre como andam as contas públicas, uma vez que haveria rumores de que o estado da Bahia estaria quebrado.

“O governador precisa explicar essa conversa de privatizar a Embasa. O Governo não vai poder impor uma mudança dessa, sem antes dizer o porquê. Exigimos um posicionamento do governador sobre o assunto”, cobra o líder da Bancada Oposicionista.

Ainda de acordo com o parlamentar, caso o governador decida privatizar a Embasa e promova ainda a concessão de outros órgãos, como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o governador mudará o próprio discurso, pois há alguns anos, o gestor e seus aliados condenavam essa possibilidade.

Em 2013, os deputados da Bancada Governista na Assembleia chegou a aprovar um projeto de lei, enviado pelo então governador Jaques Wagner (PT), que revogava uma lei de 1999 que permitia ao estado privatizar a Embasa. À época, deputados petistas se inflamaram em discursos na Casa, sendo contrários a possível venda da empresa de água. “Será que agora depois que quebraram o estado tornou-se conveniente adotar a medida?”, questiona Ribeiro.

DEFESA DE TEMER PEDE AO STF ANULAÇÃO DE INDICIAMENTO PROMOVIDO PELA PF
DEFESA DE TEMER PEDE AO STF ANULAÇÃO DE INDICIAMENTO PROMOVIDO PELA PF

A defesa do presidente Michel Temer pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso a anulação do indiciamento promovido ontem (16) pela Polícia Federal (PF) no inquérito que apura o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A na edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado em maio do ano passado pelo presidente.

Em manifestação enviada a Barroso, que é o relator do caso no STF, os advogados do presidente alegam que, devido ao foro por prerrogativa de função garantido ao presidente da República, a PF não tem competência para indiciar Temer. Para os advogados, o indiciamento é ilegal e provoca repercussão na honorabilidade de Temer e “reflexos na estabilidade da nação”.

Além de Temer, mais dez pessoas foram indiciadas no inquérito. Os crimes citados são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Após receber o documento, Barroso pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá 15 dias para se manifestar sobre eventual denúncia contra os acusados e os pedidos de bloqueio de bens e de prisão de quatro dos 11 indiciados.

MOVIMENTOS DE DIREITA AGENDAM ATOS PRÓ-BOLSONARO EM SALVADOR
MOVIMENTOS DE DIREITA AGENDAM ATOS PRÓ-BOLSONARO EM SALVADOR

Movimentos de direita pretendem fazer um série de manifestações políticas durante o fim de semana em Salvador, em prol do candidato do PSL à presidência da república, Jair Bolsonaro.

No domingo (21), o MBL – unido com o VPR, OMB, Militância AntiPT, RWR e NasRuas e o vereador Cezar Leite agendaram ato no Farol da Barra a partir das 10 horas.

“A pauta da manifestação é resistir a uma eventual volta do PT ao poder, favorecendo, portanto, o seu opositor, o candidato Jair Messias Bolsonaro”, diz o grupo em comunicado.

A manifestação contará com a participação dos deputados eleitos por São Paulo que são lideranças do MBL, Arthur do Val e Kim Kataguiri.

BAHIA LIDERA RANKING DE UNIDADES DE SAÚDE PRONTAS, MAS SEM FUNCIONAMENTO
BAHIA LIDERA RANKING DE UNIDADES DE SAÚDE PRONTAS, MAS SEM FUNCIONAMENTO

Pelo menos 2815 unidades de saúde estão prontas no Brasil, mas não entraram em funcionamento. A informação foi divulgada na tarde de hoje, pela GloboNews. De acordo com a reportagem, a Bahia lidera o ranking de unidades sem funcionamento, com 250 em inatividade. Logo em seguida, vem São Paulo (203) e o Maranhão (174).

Os dados foram obtidos pela emissora, que acionou a Lei de Acesso à Informação. O investimento nessas unidades ultrapassou um bilhão de reais.

ESTUDANTES PARTICIPAM DA “HORA DE PINTAR E CONTAR HISTÓRIA” NA BIBLIOTECA EDGARD SANTOS
ESTUDANTES PARTICIPAM DA "HORA DE PINTAR E CONTAR HISTÓRIA" NA BIBLIOTECA EDGARD SANTOS

Os lápis de cera manejados pelas pequenas mãos dos alunos da Escola Espaço Ideal Master deram cor aos desenhos, em preto e branco, de fadas, flores, ursos, princesas e super-heróis. Depois da “Hora de Pintar” foi a vez da “Hora de Contar História”. A dinâmica artística realizada todas as quartas-feiras, na Biblioteca Municipal Edgard Santos, no bairro da Ribeira, envolveu 30 crianças com idades entre 3 e 5 anos. O espaço administrado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), recebe semanalmente grupos de estudantes de escolas e de toda a comunidade da Cidade Baixa.

Por uma hora, as crianças do grupo 4, 5 e 1º ano se deliciaram com a arte de colorir. Concentrado, o pequeno Bruno de Jesus, de 5 anos, escolhia as cores que enfeitariam o homem aranha impresso na folha ofício. Além das professoras, as atividades foram monitoradas pela encarregada da Biblioteca, Sônia Maria Coelho, responsável em supervisionar todas as visitas ao local. “É muito bom ter a casa cheia e estimular as crianças a frequentarem bibliotecas. É um espaço da arte, do conhecimento, da cultura. Todas as quartas sempre temos grupos de estudantes e jovens”, frisou.

Os papéis já coloridos foram entregues às professoras e a criançada correu para o gramado que fica na entrada da Biblioteca. Era chegada a “Hora de Contar História”. Sentadas à grama, elas ouviram atentamente a história dos “Três Gatinhos”, narrada pela encarregada do espaço. “Esse também é um momento muito importante. Precisamos valorizar o contar histórias que têm papel fundamental no processo educativo”, ressaltou Coelho. No final deste mês, mais uma atividade cultural será inserida na programação da Biblioteca. Será a “Hora do Cinema” com a primeira sessão prevista para o dia 25.

História – Fundada em agosto de 1978, a unidade, cuja área é de aproximadamente mil metros quadrados, possui importante vínculo com a comunidade da Península Itapagipana, que utiliza suas dependências para pesquisas e trabalhos escolares. Ano passado, o espaço foi entregue requalificado, com banheiros mais seguros, mobiliário sustentável, formado por carretéis e paletes reutilizados, acessibilidade digital e sistema de internet wi-fi.

“O LULA TÁ PRESO, BABACA”, VIRA FRASE DE CAMISETA
"O LULA TÁ PRESO, BABACA", VIRA FRASE DE CAMISETA

Uma frase da breve discussão entre o senador eleito pelo Ceará, Cid Gomes (PDT) e um  militante petista, incidente ocorrido no início da semana viralizou a tal ponto que se transformou em inscrição de camiseta.

Durante discurso para uma platéia petista, Cid, irmão do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) exortou os petistas a pedir desculpas à sociedade brasileira, por erros cometidos durante os governos Lula e Dilma:

“Tem de pedir desculpas, tem de ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira […] não admitir o mea culpa, os erros que cometeram, isso é para perder a eleição e é bem feito”, disse o pedetista.

Durante o discurso, um manifestante começou a entoar “olê olá, Lula”, ao que Cid respondeu: “O Lula tá preso, babaca”.

MP-BA VAI INVESTIGAR IRREGULARIDADES EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EM FEIRA DE SANTANA
MP-BA VAI INVESTIGAR IRREGULARIDADES EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EM FEIRA DE SANTANA

Um inquérito policial foi instaurado ontem (16), pelo Ministério Público da Bahia, para apurar irregularidades no concurso público para professor municipal de Feira de Santana, que foi realizado em setembro deste ano.

Segundo o G1, o MP-BA informou que o órgão estadual recebeu reclamações de candidatos que apontaram irregularidades no critério utilizado pela empresa que realizou o concurso.

O MP se reuniu com representantes do município e foi acordado a adoção de medidas para adequação do edital do processo seletivo. O órgão afirma que os candidatos com pontuação suficiente para disputar em ampla concorrência devem ser excluídos da lista de vagas reservadas às cotas.

GERALDO JR ARREGIMENTA APOIOS PARA DISPUTA DE PRESIDÊNCIA DA CMS
GERALDO JR ARREGIMENTA APOIOS PARA DISPUTA DE PRESIDÊNCIA DA CMS

Após ficar a quase dois anos afastado da Câmara Municipal de Salvador (CMS), período em que ficou à frente da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, o vereador Geraldo Junior (SD) voltou com o objetivo de disputar a presidência da Casa. Há um dia de retorno a suas atividades no Legislativo Municipal, o edil já conta com o apoio de 19 vereadores para disputar o cargo.

Até o momento, os apoiadores são: Edvaldo Brito (PSD), Lorena Brandão (PSC), Alexandre Aleluia (DEM), Duda Sanches (DEM), Maurício Trindade (DEM), Orlando Palhinha (DEM), Marcelle Moraes (PV), Sabá (PV), Paulo Magalhães Júnior (PV), Cézar Leite (PSDB), Tiago Correia (PSDB), Joceval Rodrigues (PPS), Daniel Rios (MDB) e agora Felipe Lucas (MDB), Rogéria Santos (PRB), Ireuda Silva (PRB), Isnard Araújo (PHS) e Luiz Carlos (PRB).

“PRESIDENTE NÃO PODE IMPOR SEU PONTO DE VISTA”, DIZ HADDAD
“PRESIDENTE NÃO PODE IMPOR SEU PONTO DE VISTA”, DIZ HADDAD

Em encontro com pastores evangélicos nesta quarta-feira (17), o presidenciável Fernando Haddad (PT) falou sobre temas sensíveis aos religiosos presentes, como aborto e drogas. “O poder Executivo tem limitações que devem ser respeitadas, um presidente não pode ser eleito para impor seu ponto de vista sobre as coisas”, disse o presidenciável que disse ainda que “abraçou o cristianismo”.

No dia de ontem (16), Haddad escreveu uma carta com a ajuda de Gilberto Carvalho, ex-ministro e ex-chefe de gabinete de Lula, dirigida a religiosos para tentar conter o avanço do adversário Jair Bolsonaro entre evangélicos. De acordo com a colunista do site G1, Andreia Sadi, um aliado de Haddad afirmou que a carta “é um recado aos cristãos contra mentiras veiculadas”, além de abordar a “trajetória do candidato em respeito a todas as religiões”.

8 DEPUTADOS INTERESSADOS EM DISPUTAR PRESIDÊNCIA DA AL/Ba
8 DEPUTADOS INTERESSADOS EM DISPUTAR PRESIDÊNCIA DA AL/Ba

Até o momento, oito nomes já mostraram interesse em disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A eleição para presidente da Casa, bem como a composição da Mesa Diretora, acontece em fevereiro de 2019.

Entre os candidatos que já se colocaram à disposição do cargo, formal e informalmente, estão: Adolfo Menezes (PSD), que abriu mão da disputa em 2017 deixando a vaga do partido para o atual presidente Angelo Coronel, Ivana Bastos (PSD). Nelson Leal (PP), Alex Lima (PSB), Rosemberg Pinto (PT), 2º deputado mais votado das eleições deste ano. Soldado Prisco (PSC), Roberto Carlos (PDT) e Samuel Júnior, também do PDT.

“Como todos são meus amigos, votaram comigo para Senador eu irei me portar como magistrado, aguardar o resultado e abraçar o vencedor”, disse o atual presidente da casa e senador eleito pela Bahia, Angelo Coronel (PSD).

NETO TERIA SE ENCONTRADO COM EQUIPE DE BOLSONARO POR APOIO DO DEM
NETO TERIA SE ENCONTRADO COM EQUIPE DE BOLSONARO POR APOIO DO DEM

O Prefeito ACM Neto, que é presidente do DEM, reuniu-se com membros graduados da equipe do candidato Jair Bolsonaro, segundo informa o colunista Ricardo Noblat. A reunião foi para formalizar o apoio dele e do DEM ao candidato do PSL agora e depois quando ele assumir a presidência.

Neto, em articulação com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, teria pedido em troca que Bolsonaro se declarasse neutro no segundo turno da eleição do Rio, onde Eduardo Paes do DEM disputa o governo do Rio. Bolsonaro teria aceitado. O acordo passaria também pelo apoio de Bolsonaro a reeleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara em fevereiro próximo, mas o candidato do PSL não se comprometeu com o pleito.

“ELE NÃO TEM PROPOSTAS”, DIZ ÂNGELO CORONEL SOBRE BOLSONARO
"ELE NÃO TEM PROPOSTAS", DIZ ÂNGELO CORONEL SOBRE BOLSONARO

O senador eleito Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, continua engajado na campanha do petista Fernando Haddad à presidência da república. Coronel participa esta semana, ao lado do governador Rui Costa, de reuniões com lideranças políticas em seis cidades do interior, a fim de fortalecer a campanha de Haddad.

Coronel denuncia uma suposta falta de propostas do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, se referindo a este aspecto como “assustador”:

“O que ele pretende fazer mesmo na economia, na saúde, na educação? O que tenho ouvido, até agora, é incompreensível. E não dá para a população brasileira entregar um cheque em branco a um Presidente que não sabe como gerir a oitava maior economia do mundo. E, também, um candidato que flerta com a ditadura. Por isso esse empenho, meu, de Jaques Wagner e do governador Rui Costa, para que aumentemos o percentual de votos de Haddad na Bahia”, explica o senador do PSD.

Angelo Coronel diz também que foi estudar de perto as ideias do candidato do PSL para a segurança pública. “Não existe proposta alguma, a não ser a promessa de que vai diminuir a criminalidade. Como? Colocando armas nas mãos da população? Se for por este caminho, teremos uma verdadeira guerra civil no país, com gente matando e se justificando com o argumento de que foi ‘legítima defesa’. A questão do armamento também terá que ser aprovada em lei pelo Congresso Nacional, que dificilmente vai sancionar tal absurdo”, critica.

O senador eleito disse que a questão da redução da violência e o combate à criminalidade passa, necessariamente, pelo ataque às causas e não aos efeitos. “O país não irá reduzir a violência com cidadãos armados, mas gerando mais empregos e investindo mais em educação, com escolas em tempo integral. Ao mesmo tempo, tem que atacar os grandes cartéis do narcotráfico e do tráfico de armas, aumentando a fiscalização das nossas fronteiras terrestres e marítimas. O governador Rui Costa foi quem mais investiu em segurança pública, mas o Governo Federal não fez a sua parte fechando as fronteiras”, diz Coronel.

ACM NETO REDUZ VERBAS DA SAÚDE PÚBLICA, DIZ HILTON (PSOL)
ACM NETO REDUZ VERBAS DA SAÚDE PÚBLICA, DIZ HILTON (PSOL)

O vereador Hilton Coelho (PSOL), recém-eleito para uma cadeira na Assembleia Legislativa enviou nota à imprensa, na qual tece duras críticas á administração ACM Neto, que estaria supostamente diminuindo repasses de verbas para ações que visam prevenir doenças na população de Salvador.

“Com a redução de recursos em setor vital como de saúde pública, o prefeito dá a entender que pretende que se amplie o número de doentes na cidade. Não é dessa forma que se deve pensar política de saúde em uma metrópole como Salvador”, criticou Hilton.

A reação do edil vem após o prefeito ACM Neto ter encaminhado à Câmara de Municipal de Salvador, no final de setembro, o projeto de LOA 2019, com a previsão de gastos municipais para o ano que vem.

“Dentre as diversas distorções presentes no projeto, algumas chamam atenção, justamente por irem na contramão das necessidades de saúde da população de nossa cidade, quando se compara com o orçamento projetado para 2018”, afirma o legislador.

Ainda de acordo com Hilton, “o prefeito ACM Neto reduziu os recursos para controle de antropozoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos, em 46%. Estavam previstos os gastos de R$ 7.740.000,00 para 2018, enquanto são previstos R$ 4,2 milhões para 2019. Em relação às ações de controle de vigilância epidemiológica, que visa a análise e prevenção de doenças, o valor foi reduzido em 80%, passando dos R$ 3.615.000 em 2018 para meros R$ 700 mil em 2019. Um absurdo que a sociedade precisa exigir explicações”.

Segundo relata o vereador, “o prefeito reduziu, ainda, a dotação orçamentária para a rubrica de promoção das ações de controle das doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo a AIDS, em R$ 800 mil, o que significou redução de quase 30% dos recursos alocados. A redução de recursos para esta área, promovida por ACM Neto vai na contramão dos alertas feitos pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o aumento de casos de DST e HIV no Brasil. Houve também uma queda de R$ 30 mil para a rubrica de ações de imunização, ou seja, vacinação da população. Podemos qualificar esses cortes como no mínimo absurdos e faremos o possível para revertê-los”, concluiu.

BOLSONARO ABRE 11 PONTOS DE VANTAGEM NO ELEITORADO FEMININO
BOLSONARO ABRE 11 PONTOS DE VANTAGEM NO ELEITORADO FEMININO

A pesquisa Crusoé/Instituto Paraná, divulgada no início da tarde de hoje, mostra que o candidato do PSL à presidência da república, Jair Bolsonaro, disparou na preferência das eleitoras (47,7%), abrindo 11 pontos percentuais em relação a Fernando Haddad. Entre os homens, a diferença chega a 28 pontos percentuais.

SENADORA KÁTIA ABREU ESTARIA “COM INVEJA” DE CID GOMES
SENADORA KÁTIA ABREU ESTARIA “COM INVEJA” DE CID GOMES

A senadora Kátia Abreu, que foi vice na chapa do pdtista Ciro Gomes,estaria afirmando aos quatro ventos que adoraria ter feito o que fez Cid Gomes fez – ou seja, ela queria ter esculhambado o PT e os petistas. E conclui, lamentando o fato de não ter sido convidada para ir a um evento qualquer do partido. Com informações da Coluna Radar, de Veja.

PROJETO QUE SUGERE IMPLANTAÇÃO DE VIADUTO NA BR-324 É APROVADO
PROJETO QUE SUGERE IMPLANTAÇÃO DE VIADUTO NA BR-324 É APROVADO

O projeto que sugere a construção de um viaduto para ligar a BR-324 a bairros populosos do entorno, foi aprovado na Câmara Municipal. A proposição, de indicação do vereador Orlando Palhinha (DEM), sugere uma parceria do Estado com a Via Bahia para a construção de um viaduto que faça a ligação da BR-324 com os bairros de Pirajá, Marechal Rondon, São Caetano, Suburbana, Pau da Lima e Castelo Branco, no sentido Simões Filho a Salvador. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito.

“A criação dessa via possibilitará que a população, que transita pela BR-324, acesse mais facilmente o viaduto do Porto Seco Pirajá para se dirigir aos bairros sem precisar usar o retorno próximo à Brasilgás que sofre constantemente com os engarrafamentos”, pontuou Palhinha.

BOLSONARO CHEGA A 60,9% DOS VOTOS VÁLIDOS, HADDAD FICA COM 31%
BOLSONARO CHEGA A 60,9% DOS VOTOS VÁLIDOS, HADDAD FICA COM 31%

A dez dias da eleição para o segundo turno, o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, só aumenta sua vantagem contra seu opositor, o petista Fernando Haddad. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná nesta quarta-feira (17), Bolsonaro tem 60,9% das intenções de votos válidos no questionário espontâneo contra 39,1% de Fernando Haddad (PT). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela inscrição BR-04446/2018.

Na pesquisa estimulada do Instituto Paraná, Jair Bolsonaro aparece com 52,9% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad tem 33,9%. De acordo com o Antagonista, Bolsonaro aparece na liderança em praticamente todas as regiões do país, com exceção do Nordeste, onde Fernando Haddad lidera com 50,9% contra 34,8% do capitão. No Sul, Bolsonaro tem seu melhor desempenho, com 63% das intenções de voto.

CID GOMES GRAVA VÍDEO DE APOIO A HADDAD APÓS CRÍTICAS
CID GOMES GRAVA VÍDEO DE APOIO A HADDAD APÓS CRÍTICAS

O senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) gravou um vídeo para declarar apoio ao candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições. Isso após tcer duras críticas ao candidato petista e ter suas declarações usadas em programa de campanha de Jair Bolsonaro (PSL), opositor de Haddad.

De acordo com o blog da jornalista Andreia Sadi, do portal G1, o vídeo foi gravado a pedido de petistas, mas a campanha de Haddad ainda não sabe dizer se usará o depoimento na propaganda de TV ou apenas nas redes sociais. Veja o vídeo acima, na secção Multimídia.

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE ECSTASY
PF DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE ECSTASY

A Polícia Federal deflagrou, hoje (17), uma ação para prender responsáveis pela produção e distribuição de ecstasy para vários estados do Brasil, a partir de Curitiba. Vinte e cinco policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária na Operação Hipster. Um dos alvos é um estudante universitário. De acordo com a PF, a investigação começou a partir de informações sobre a compra de uma prensa para a produção de drogas e diversas remessas postais que continham comprimidos de ecstasy em uma agência dos Correios em Curitiba. Em um período de dois meses, pelo menos 80 envelopes foram enviados e houve grande movimentação de recursos financeiros na conta corrente do suspeito. Os presos foram encaminhados para a a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça. Caso sejam condenados, poderão ficar detidos por mais de 20 anos.

BOLSONARO COMEMORA RESULTADO DE PESQUISAS EN CAMPANHA NO RIO
BOLSONARO COMEMORA RESULTADO DE PESQUISAS EN CAMPANHA NO RIO

A liderança de 18 pontos porcentuais sobre Fernando Haddad (PT), de acordo com a mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na segunda-feira, 15, levou o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, a dizer que se considera praticamente eleito, em razão da dificuldade de seu oponente tirar a diferença de votos nesta reta final de campanha de segundo turno.

“Nós estamos com uma mão na faixa, é verdade. Pode até não chegar lá, mas estamos com uma mão na faixa. (Haddad) Não vai tirar 18 milhões de votos de agora até daqui a dois domingos. Não vai tirar isso”, afirmou o candidato nesta quarta-feira, 17, logo após visitar a sede da Polícia Federal, no centro do Rio. Pouco antes dessa declaração, o próprio Bolsonaro havia desconversado sobre a ampla vantagem. “Eu não estou preocupado com isso. Eu quero é ajudar o Brasil”, disse.

HADDAD VAI A JUSTIÇA CONTRA ABUSO DE PODER ECONÔMICO DE BOLSONARO
HADDAD VAI A JUSTIÇA CONTRA ABUSO DE PODER ECONÔMICO DE BOLSONARO

A coligação do presidenciável do PT, Fernando Haddad, entrou nesta quarta-feira, 17, com uma nova ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar suposto abuso de poder econômico por parte do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, à Presidência da República. A defesa do petista aponta colocação “de forma ilegal” de dezenas de outdoors pelo Brasil. O vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão (PRTB), também é alvo da ação.

A coligação de Haddad pede, ao fim das investigações, que seja declarada a inelegibilidade de Bolsonaro para os próximos oito anos seguintes à eleição de 2018. No início do mês, a campanha do petista já havia entrado com uma outra ação similar, contestando o apoio de uma empresa de ar condicionado à candidatura de Bolsonaro.

A defesa do candidato do PT aponta levantamento da Procuradoria-Geral Eleitoral que identificou em 33 municípios a presença de outdoors com padrões e mensagens semelhantes, distribuídos em 13 Estados, “comprometendo de forma clara o próprio processo eleitoral”, alega a campanha, que anexou na ação fotos de alguns dos outdoors.

Para os advogados de Haddad, a uniformidade das peças publicitárias estampadas nos painéis releva a existência de uma “ação orquestrada”, não sendo uma “singela manifestação de apoiadores desavisados”. Eles também alegam que a campanha do oponente tem “total conhecimento das práticas”. “O caráter eleitoral do conteúdo dos outdoors é evidente, além de demonstrar potencial suficiente a comprometer o equilíbrio do pleito eleitoral de 2018”, afirmam.

Segundo a campanha do petista, a ausência do CNPJ nas peças indicam que os custos para sua produção e locação do espaço publicitário não estarão nas prestações de contas eleitorais de qualquer candidato, violando, na visão da defesa, a transparência necessária das contas eleitorais.

GENERAL QUER FILHO DE BOLSONARO NA CHEFIA DA CÂMARA
GENERAL QUER FILHO DE BOLSONARO NA CHEFIA DA CÂMARA

Coordenador das candidaturas de militares das Forças Armadas e deputado eleito por São Paulo, o general Roberto Sebastião Peternelli Júnior (PSL) afirmou que os partidos com as maiores bancadas na Câmara em janeiro – o PSL – e no Senado – o MDB – devem presidir as respectivas Casas. Ele defendeu a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a presidência da Câmara. Filho do presidenciável Jair Bolsonaro, Eduardo foi reeleito com 1,8 milhão de votos.

O fato de ele ser filho do candidato à Presidência não seria um problema, segundo o general. “Família não pode ajudar, mas também não pode atrapalhar.” Peternelli saiu aspirante-a-oficial na turma de 1976, da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde foi contemporâneo de Bolsonaro (turma de 1977) e do general Hamilton Mourão (turma de 1975), candidato a vice-presidente na chapa. É amigo do general Eliéser Monteiro Girão, também eleito deputado federal pelo PSL, que nesta terça-feira, 16, defendeu o impeachment e a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal.

A decisão de indicar Eduardo Bolsonaro para presidir a Câmara foi fechada em reunião da bancada paulista do PSL – o partido elegeu dez deputados federais no Estado. “Teremos a maior bancada em janeiro e temos o deputado mais bem votado, Eduardo Bolsonaro. Mas quem vai decidir isso será o Jair”, disse o general.

A disposição de fazê-lo presidente da Casa foi confirmada pelo senador eleito Major Olímpio (PSL-SP). “Por meritocracia, seria o Eduardo Bolsonaro, que teve a maior votação.” Olímpio admitiu, no entanto, que há a possibilidade de a sigla indicar o deputado eleito Luciano Bivar (PE), fundador do PSL para o cargo. O partido elegeu 52 deputados, mas tem a expectativa de que mais deputados resolvam aderir à legenda até o fim do ano, fazendo sua bancada ultrapassar a do PT, que obteve 56 cadeiras na Câmara.

TEMER PODE TER MOVIDO RECURSOS NÃO DECLARADOS,DIZ RECEITA
TEMER PODE TER MOVIDO RECURSOS NÃO DECLARADOS,DIZ RECEITA

A Receita Federal informou ao delegado que concluiu o inquérito dos Portos e pediu o indiciamento, entre outros, do presidente Michel Temer, que “a movimentação financeira superior às origens conhecidas de recursos pode ser indicativo de existência de rendimentos não declarados à Receita Federal ou até mesmo a movimentação de recursos de terceiros” em 2016.

Os dados enviados pela Receita mostram que, no ano que tomou posse como presidente da República, Michel Temer teve uma movimentação financeira de R$ 1,74 milhão. No mesmo ano, os rendimentos líquidos e créditos em conta corrente do presidente somaram R$ 672.682,68. Já em 2013 e 2015, a movimentação financeira do presidente ficou muito abaixo dos rendimentos declarados por ele à Receita.

Para o órgão de fiscalização, “verifica-se aparente incompatibilidade entre a movimentação bancária do contribuinte e os rendimentos declarados nos anos de 2013, 2015 e 2016.” Em 2013 e 2015, no entanto, a Receita aponta a possibilidade de que a movimentação do presidente tenha sido feita em contas em que ele não figure como tiular, e por isso haveria “a necessidade de se fazer a análise conjunta do núcleo familiar.”

LULA É CONDENADO A PAGAR MULTA EM PROCESSO DE CHÁCARA NO ABC
LULA É CONDENADO A PAGAR MULTA EM PROCESSO DE CHÁCARA NO ABC

Preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado a pagar multa por litigância de má-fé, acusado de tentar enganar a Justiça em um processo pela construção de uma chácara em São Bernardo do Campo, no ABC. A decisão foi assinada em 9 de outubro pelo juiz da 1.ª Vara da Fazenda Pública, José Carlos de França Carvalho Neto.

Lula alegava que houve abuso de autoridade por parte da Prefeitura de São Bernardo do Campo por ter embargado, no ano passado, a construção da casa de campo no terreno próximo à Represa Billings. Desde 2017 o município é administrado pelo prefeito Orlando Morando, do PSDB. Seu antecessor é Luiz Marinho, do PT.

O juiz considerou que o petista “alterou a verdade dos fatos, havendo litigância de má-fé”. Segundo o magistrado, a obra foi embargada por “construção sem autorização”, não havendo abuso de poder por parte da Prefeitura. Segundo a decisão, o ex-presidente “fez constar expressamente que não haveria movimentação de terra” durante a obra, afirmando que a tipologia proposta para construção não demandaria isso. Fiscalização posterior teria demonstrado, porém, que houve, sim movimentação de terra, o que motivou o embargo à obra.

“O imóvel está localizado em zona urbana; é imperiosa a necessidade do alvará de obras e compete ao Município o licenciamento ambiental. Requer a denegação da segurança, juntando documentos”, completa a sentença. De acordo com o juiz, o ex-presidente estava “ciente de que qualquer movimentação de terra deveria ser informada ao órgão de fiscalização, indicando o volume”.

GUALBERTO CRITICA PARTICIPAÇÃO DO PSDB NO GOVERNO TEMER
GUALBERTO CRITICA PARTICIPAÇÃO DO PSDB NO GOVERNO TEMER

O deputado federal e presidente estadual do PSDB, João Gualberto, usou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para criticar seu partido por ter participado do governo do presidente Michel Temer (MDB). “Incoerência também teve o meu partido durante esses quatro anos. Meu partido não era para ter participado do governo Dilma-Temer, que vinha acabando com o Brasil. E pagou caro por ter participado e pagou caro por se alinhar a vários partidos que fizeram parte do petrolão e do mensalão. O povo é justo e certo”,disse. O tucano ressaltou que deputados aliados do governador Rui Costa vão apoiar “PT na Bahia e Bolsonaro aqui em Brasília”, caso o capitão da reserva seja eleito. O parlamentar destacou que o militar é hoje um candidato “menos pior” do que o postulante petista Fernando Haddad (PT) à Presidência.