

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou novas eleições na Venezuela nos próximos 30 dias e afirmou que a prioridade agora é consertar o país. Em entrevista à NBC News, ele declarou que não há “a menor chance de as pessoas sequer votarem” no próximo mês.
Segundo o presidente, os EUA podem subsidiar um esforço das empresas petrolíferas visando a reconstrução da infraestrutura energética local. Esse esforço, ainda segundo o norte-americano, poderia durar menos de 18 meses, sendo possível um tempo ainda menor, mas com um alto custo. “Uma quantia enorme terá que ser gasta [com esse projeto], e as companhias petrolíferas vão gastar, e depois serão reembolsadas por nós ou através da receita”, disse Trump.
Trump voltou a dizer que os EUA não estão em guerra com a Venezuela. Ele declarou que a guerra norte-americana é contra quem vende drogas, “com quem esvazia suas prisões em nosso país, com seus viciados em drogas e com seus hospitais psiquiátricos”.
Vice de Maduro toma posse
Apesar do impasse, a vice de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez assumiu interinamente a presidência da Venezuela, em cerimônia de posse que ocorreu nesta segunda-feira, 5, na Assembleia Nacional. Delcy assumiu o poder de maneira interina após a captura e prisão de Maduro pelos Estados Unidos, no sábado, 3, sendo reconhecido como presidente pela Suprema Corte do país logo em seguida.
Foto: Molly Riley / Casa Branca