segunda, 24 de novembro de 2025
Euro Dólar

ENTREVISTA COM THIAGO SENA DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA ABIH-BA FALANDO SOBRE A HOTELARIA NO VERÃO DA CAPITAL

João Paulo - 24/11/2025 05:00

Bahia Econômica – Qual a expectativa do setor hoteleiro para o verão de 2025?

Thiago Sena – Ao longo dos últimos anos, Salvador tem registrado crescimento recorrente no fluxo turístico durante o verão, e isso se reflete nas taxas de ocupação da rede hoteleira da cidade. No último verão a cidade registrou picos de ocupação da rede hoteleira próximo a 90% no Réveillon, e média mensal de 75% em janeiro. Acreditamos que podemos superar esses números neste próximo verão, e esperamos por um aumento na demanda ao longo das próximas semanas para que essa expectativa se concretize.

Bahia Econômica – Qual a expectativa de geração de empregos para hotelaria no verão de 2025?

Thiago Sena – À exceção do segundo trimestre do ano, nos demais meses a hotelaria de Salvador vive hoje um cenário com fluxo turístico um pouco mais homogêneo devido à demanda do turismo corporativo e de eventos, que ocorre com mais intensidade nos meses fora do verão, em especial ao longo do segundo semestre. Por isso, a ocupação média em muitos meses do segundo semestre é bastante similar à de janeiro, o que ocorre em setembro, outubro e novembro, por exemplo.

Dizemos que as contratações do setor para o verão têm sido um pouco mais limitadas nos hotéis mais corporativos, mas sem dúvida existem em hotéis com perfil mais voltado ao lazer na cidade, que tem maior demanda e sazonalidade. Em geral esses hotéis têm um aumento de 10 a 20% em seu quadro fixo de colaboradores, com contratações de garçons, camareiras e outras funções operacionais voltadas ao atendimento.

Bahia Econômica – Qual a importância do setor de negócios para o turismo nesse último trimestre?

Thiago Sena – Sem dúvida alguma é enorme. O segundo semestre como um todo tem se consolidado com uma agenda bastante forte de congressos e grandes eventos na cidade, e isso se reflete em número maior de visitantes e em taxas de ocupação mais elevadas na rede hoteleira, o que tem de fato ocorrido em meses como setembro, outubro e novembro, especialmente.

Bahia Econômica – Qual a importância da aprovação de ISS para plataformas digitais de locação de imóveis por temporada?

Thiago Sena – A aprovação do ISS para plataformas de locação por temporada é importante porque gera isonomia tributária, reduzindo a concorrência desleal com os hotéis, que já pagam mais impostos e cumprem obrigações formais muito maiores. Isso equilibra o mercado, fortalece o turismo formal e aumenta a arrecadação municipal, beneficiando a cidade como um todo.

Bahia Econômica – Qual a importância da Road Show Salvador que aconteceu em Buenos Aires e Rio de Janeiro esse ano, para hotelaria baiana?

Thiago Sena – Os Road Shows são inciativas fundamentais de promoção de Salvador e que contribuem muito para a construção de demanda para a cidade. O evento gera visibilidade e capacita agentes de viagem e operadoras turísticas sobre o destino Salvador, pretermitindo às pessoas conhecer melhor o destino, seus atrativos e novidades. Além de reforçar a imagem do destino, o evento permite também a ampliação de parcerias comerciais e estimula a criação de novos pacotes de viagem para Salvador.

Buenos Aires e Rio de Janeiro são emissores fortes de turistas para Salvador, e por isso a iniciativa de ter o Road Show nessas localidades se torna ainda mais importante para a manutenção e ampliação do fluxo turístico advindo dessas cidades.

Bahia Econômica – A variação no preço do ticket médio na hotelaria no verão de Salvador em 2025 será em média de quanto?

Thiago Sena – Não temos estimativas sobre esse dado ainda.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.