Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou, na tarde desta segunda-feira (11.08), da cerimônia de assinatura de quatro projetos de lei que reestruturam a organização da Segurança Pública na Bahia.
“Assim que os projetos chegarem à Assembleia Legislativa, daremos a devida celeridade à sua tramitação. A ALBA é uma Casa formada por deputados e deputadas determinados, comprometidos em aprovar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e garantam mais proteção e tranquilidade para a população baiana”, antecipou Ivana Bastos. A presidente pretende se reunir com as lideranças partidárias para discutir o andamento da proposição, já que o governador solicitou regime de urgência para a apreciação.
A solenidade aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a participação do secretário da SSP, Marcelo Werner, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e delegados da Polícia Civil, além de outros secretários de Estado e parlamentares.
As mudanças alcançam a SSP e as polícias Civil e Militar, com a criação de cargos e unidades, reorganização territorial e adequações administrativas para ampliar a capacidade operacional e de gestão. “Segurança Pública requer investimentos pesados e isso o governo está fazendo. Ao ampliar o aparato das duas polícias serão necessárias novas instalações”, comentou Ivana Bastos.
Na PM serão criados três grandes comandos regionais – Jequié, Irecê e Alagoinhas, 13 batalhões e oito Companhias Independentes. O investimento previsto é em torno de R$ 630 milhões. Já a Polícia Civil ganhará duas Diretorias Regionais, com a divisão das Diretorias Norte e Leste e Sul e Sudeste. A nova configuração será Norte; Leste; Sul; Sudeste; e Oeste/Chapada.
Foto: Sandra Travassos/ALBA