O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) deve ser anunciado como ministro do governo Lula nos próximos dias. A expectativa é que o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) assuma a Secretaria-Geral da Presidência.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o anúncio deve ocorrer após o retorno do presidente Lula de uma viagem à China. Com isso, Boulos ocuparia a cadeira atualmente ocupada por Márcio Macêdo (PT).
O nome de Boulos estava nos planos de Lula desde o início do ano, quando começaram as discussões sobre mudanças em alguns ministérios. A intenção do presidente é fortalecer o diálogo com movimentos sociais, principal atribuição da Secretaria.
A possível nomeação de Boulos gera desconforto entre alguns movimentos representados na estrutura do órgão, que avaliam que o deputado representa uma fração limitada dos movimentos sociais.
Ainda segundo a publicação, a escolha de Boulos foi uma decisão pessoal de Lula. No ano passado, o presidente participou ativamente da campanha do deputado federal na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados