terça, 21 de janeiro de 2025
Euro 6.2854 Dólar 6.025

ENTREVISTA COM WILSON SPAGNOL PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS, SEÇÃO BAHIA – ABIH-BA

João Paulo - 21/01/2025 09:34 - Atualizado 21/01/2025

Bahia Econômica – Qual a expectativa da ocupação hoteleira para o carnaval 2025?

Wilson Spagnol – No Carnaval de 2024 a rede hoteleira de Salvador registrou pico de ocupação de 88% no sábado de Carnaval, e para 2025 há a expectativa de que essa taxa possa ser superada, mas ainda não é possível dizer se isso ocorrerá, já que ainda faltam cerca de seis semanas para a festa e a demanda costuma aumentar com a proximidade da festa. No entanto, temos visto um aumento desenfreado na oferta de imóveis residenciais que são alugados por turistas nesse período, e isso pode ter impactos nas taxas de ocupação da rede hoteleira, já que que o aluguel por temporada tem pouquíssima regulamentação e tributação em comparação com a hotelaria, que gera arrecadação de impostos em todas as esferas, além de muitos empregos diretos, beneficiando e movimentando a economia da cidade de maneira mais abrangente.

Bahia Econômica – A Bahia tem se destacado como porta de entrada para o turismo internacional, o setor hoteleiro tem avaliado positivamente esse movimento?

Wilson Spagnol – Sim, o turista estrangeiro é muito importante para o turismo, especialmente porque ele costuma ter uma permanência mais alongada no destino e com um gasto maior também. No entanto, é importante lembrar que, apesar do expressivo crescimento de turistas estrangeiros em 2024 em relação a 2023, o fluxo de turistas estrangeiros na Bahia no ano passado foi levemente inferior ao registrado em 2019 e, portanto, estamos ainda em pleno processo de recuperação das taxas alcançadas antes da pandemia. Esperamos que em 2025 esse crescimento acelerado de turistas estrangeiros continue, para que todo o potencial turístico que a Bahia tem se traduza em um fluxo cada vez maior de visitantes de outros países.

Bahia Econômica – Quais regiões do interior do estado tem se destacado mais durante o período de carnaval na ocupação hoteleira?

Wilson Spagnol – De maneira geral a Bahia é muito buscada durante o Carnaval, mas os destinos de praia e os que oferecem atrações e festejos durante o Carnaval costumam ter maior demanda nessa época, a exemplo de Porto Seguro, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Itacaré e Barra Grande.  Há também boa demanda para destinos que oferecem uma experiência de contato com a natureza e tranquilidade, como Lençóis e Mucugê.

Bahia Econômica- A falta de abastecimento de agua no litoral norte no período de final de ano foi prejudicial ao turismo?

Wilson Spagnol – “A falta de abastecimento de água por parte da Embasa durante a virada do ano impactou fortemente diversos destinos turísticos da Bahia. Foram muitos relatos graves de falta de água em localidades do Litoral Norte, a exemplo de Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba, além de relatos de outras regiões do estado, como Itacaré, Prado e Cumuruxatiba, dentre outros. Algumas localidades reportaram diversos dias e episódios sucessivos de falta de abastecimento, o que afetou gravemente a operações de muitos hotéis e pousadas, prejudicando o turismo no período mais nobre do ano para o setor. É imprescindível que a Embasa se justifique sobre os graves problemas ocorridos e que tome medidas urgentes que garantam o abastecimento ininterrupto durante o verão, em especial com a correta previsão de aumento de demanda durante a virada do ano e o carnaval, cuja sazonalidade e aumento do consumo é notório.”

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.