quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

ENTREVISTA COM PAULO PEREIRA FILHO LÍDER REGIONAL DA XP INVESTIMENTOS FALANDO SOBRE OS PLANOS DA EMPRESA PARA BAHIA

João Paulo - 07/10/2024 05:00 - Atualizado 07/10/2024

Bahia Econômica – Quais os planos da empresa para região?

Paulo Pereira Filho – A Bahia tem um universo de cerca de 218,9 mil investidores com mais de R$ 13 bilhões aplicados na Bolsa, segundo os dados da B3. Esse valor corresponde a pouco mais de 2% do total de investidores no Brasil — e estamos falando de um estado com mais de 14 milhões de pessoas, cujo PIB supera os R$ 350 bilhões, de acordo com dados do IBGE. Ou seja: estamos falando de um mercado com enorme potencial de crescimento.

Neste sentido, hoje, a XP Investimentos, que já tem um time atuando na assessoria dos investidores baianos, além de uma rede de escritórios parceiros altamente qualificados, segue investindo cada vez mais para ampliar sua presença na região. Nosso objetivo é crescer a operação, chegando em 2025 com cerca de 150% mais assessores locais, que nos permitirá levar um serviço cada vez mais qualificado para que as pessoas consigam entender melhor esse mercado e gerir seu patrimônio de forma mais rentável.

Bahia Econômica – Em termos da capacitação, a XP lançou recentemente um projeto de formação de investidores, qual foi o resultado desse projeto no estado?

Paulo Pereira Filho – Parte da nossa estratégia para esse crescimento do número de assessores é o XP Future, um programa de formação profissional que recruta novos talentos e os prepara para se tornarem assessores de investimentos. É uma grande oportunidade de ingresso nessa carreira com uma formação robusta, técnica e muito qualificada. Com o Future, a gente consegue não apenas ampliar nosso quadro de assessores e proporcionar um atendimento mais qualificado aos clientes, mas até mesmo fomentar o universo de investimentos como um todo, justamente porque temos, entrando no mercado, um profissional parceiro do investidor, que conhece o perfil e a realidade dele e que tem sua confiança na hora de administrar a carteira de ativos.

Bahia Econômica –  A XP está presente em muitos projetos ligados a investimentos e trade pelo Brasil. Porém, na Bahia, esse universo ainda não é amplo, quais os planos da XP para ampliar esses eventos no estado?

Paulo Pereira Filho – O potencial de mercado na Bahia é gigantesco e temos feitos amplos investimentos e esforços para que nossa operação cresça na região. Além da forte ampliação do time de assessores, recentemente anunciamos a chegada de Andrea Fedulo como nova líder, na Bahia, que terá a missão de ampliar não só o número de investidores, mas também para mapear eventos e oportunidades por aqui. Estamos falando de uma profissional experiente,  com passagem pelo Itaú e Santander e 20 anos de mercado financeiro, que conhece o mercado e que chega não somente para somar com o time XP, mas para garantir um atendimento de excelência para o nosso cliente.

Em pouco tempo ela já vem apresentando resultados acima do esperado. A equipe praticamente triplicou. Além disso, agregamos ao time outras lideranças estratégicas que vieram de outras instituições financeiras para agregar ainda mais expertise local, como  Michele Andrade, Weliton Junior e Luiz Sales, que se juntaram a Rodrigo Icó.

Bahia Econômica –   O Brasil ainda é um país onde o número de investidores é pequeno em relação a outros lugares do mundo. Quais os passos que o país precisa dar para ampliar o número de CPF na Bolsa?

Paulo Pereira Filho – A XP acredita que um dos principais caminhos é desmistificar o mercado de investimentos, ajudando as pessoas a entenderem as opções que têm à sua disposição e montando um time cada vez mais qualificado que auxilie os investidores nessa missão. Ainda temos um contingente grande de pessoas que acreditam que esse universo da Bolsa é restrito a quem tem muito dinheiro, que é um universo muito complexo e de difícil acesso.

Nossa missão é disponibilizar assessoria qualificada e ajudar nossos clientes a fazerem a melhor escolha. Hoje, temos mais profissionais na área, temos muito mais produtos disponíveis, mais gente ingressando na Bolsa a cada ano. Precisamos fomentar essa cultura para que as pessoas vejam seu patrimônio crescer e deixem de perder boas oportunidades.

Nosso projeto de investir regionalmente tem importância estratégica neste processo, pois nos permitirá democratizar o acesso em todo o país.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.